F1 – McLaren espera se beneficiar com o banimento do difusor

quinta-feira, 16 de junho de 2011 às 13:12
j_button.02
A McLaren espera que o banimento do escapamento alimentado pelos gases de escape sem aceleração proporcione um grande impulso de performance ao MP4-26 na classificação.
Com seu ritmo de corrida agora próximo, a McLaren acredita que uma grande razão para sua desvantagem na classificação é a perfeição da Red Bull na estratégia do difusor no sábado.
“É bem possível que a diferença na classificação seja reduzida em até meio segundo (se houver o banimento)”, declarou o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, à Auto Motor und Sport.
Jenson Button disse ao Blick: “Eles (Red Bull) usam os gases de escape nos difusores sem parar em uma volta de classificação, mas não na corrida”.
A intenção da FIA de proibir a tecnologia a partir de Silverstone será discutida entre os chefes de equipe e Charlie Whiting na quinta-feira em Londres. Segundo rumores, a Red Bull não está descartando nem mesmo a possibilidade de desafiar a decisão da FIA.
“Esta é uma interpretação das regras”, disse Otmar Szafnauer, da Force India. “Se a interpretação for diferente da FIA, as equipes podem apelar, mas, por outro lado, o veredicto da corte será a interpretação da federação”.
Adrian Newey, da Red Bull, expressou surpresa e irritação com o fato da FIA aparentemente estar seguindo em frente com a mudança de regra técnica no meio da temporada baseado em algo diferente da segurança.
Contudo, uma fonte da Pirelli declarou ao jornal O Estado de S. Paulo: “Os escapamentos (da Red Bull) ficam perto demais dos pneus”. A fonte disse que as equipes foram avisadas, com base na segurança, sobre a necessidade de pelo menos 40 cm de distância entre os escapamentos – produzindo cerca de 700ºC – e os pneus.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.