F1 – Mate revela o problema da Red Bull em 2019

Verstappen comemora vitória no Brasil 2019

Por: Adauto Silva

Na segunda-feira após o GP do Brasil fui numa churrascaria com o Mate.

Quem é Mate (pronuncia-se Meit)? Ele é um membro da equipe Red Bull, que até julho de 2018 trabalhava na equipe Mercedes, quando o contrato dele com os alemães estava acabando e ele recebeu uma proposta – que considerou melhor – da Red Bull.

Eu o conheci no final de 2017 quando após o GP do Brasil fui jantar com o Dude e e ele levou o Mate. Os dois eram muito amigos na Mercedes, apesar da diferença de idade.

Mais do que um emprego, o Mate tem uma paixão absoluta por Formula 1. O objetivo de vida dele era trabalhar na F1. Apesar de ter cursado engenharia mecatrônica numa das melhores Universidades da Inglaterra, ele pegou a primeira oportunidade que conseguiu na F1 numa equipe sem expressão, basicamente sendo “trocador de pneus” no pitstop durante as corridas.

Mas ele se interessava tanto pelo o que fazia, que vivia atormentando os caras da Pirelli para saber tudo sobre os pneus. Ficou famoso no paddock por causa disso, até que a equipe Mercedes resolveu contratá-lo para um cargo melhor do que trocador de pneus.

E ele não ficou muito tempo lá. A Red Bull, o chamou para uma posição melhor ainda e ele foi. E já foi promovido de novo desde que chegou nos Touros. Sua admiração por Adrian Newey é patente, apesar do pouco contato que eles têm na equipe.

Nosso papo foi muito longo, ficamos comendo carne num rodízio ótimo por mais de 2 horas! E dessa vez ele bebeu somente água…

Abaixo, um resumo do que falamos!

Mate: Adrian é muito reservado e fala pouco, mas é um gênio.
Eu: Concordo (sobre a genialidade dele)!!
Mate: Caso os motores não tivessem mudado em 2014, a Red Bull continuaria vencendo todos os campeonatos até hoje por causa dele.
Eu: Mesmo ??
Mate: Talvez não todos, mas quase todos!
Eu: Por que você afirma isso ??
Mate: Porque os carros dele são todos muito bons, certamente melhores que os da concorrência. Temos um nível de downforce ótimo com bem menos arrasto que os prateados e vermelhos.
Eu: Então tudo se resumiu as UPs até hoje?
Mate: Adawtow, não tem como ganhar campeonatos com déficits de potência acima dos 70 hp, ou tem?
Eu: Acho que não…
Mate: Mesmo assim ganhamos corridas com déficits de 70, 50, 40 hps!
Eu: Realmente é impressionante !!
Mate: Muito, os outros não conseguem isso de jeito nenhum. Os carros do Adrian são obras de arte.
Eu: Mas o déficit hoje é muito menor, certo ??
Mate: 12 para a Mercedes e uns 50 para a Ferrari.
Eu: Pra Ferrari ainda está bem alto…
Mate: Mas estraçalhamos ontem em Interlagos, fora a pole que nos tiraram no México !!
Eu: O Max guiou muito…
Mate: Eu te falei, você acha que eu exagero, mas te falei isso. O garoto é aquele animal mesmo que você colocou no texto, finalmente você se rendeu…
Eu: Deu pra ler no tradutor?
Mate: Tranquilo, ainda mais que você já tinha me dito do que se tratava.
(mandei o link desse texto para ele com uma breve explicação do que se tratava)
Eu: Pô, sua saúde parece ótima para quem até ontem não conseguiu nem ir na classificação !!
Mate: Sábado a tarde e domingo de manhã me deram uma injeção do tipo “levanta defunto”
Eu: O que era? Eu também quero isso aí, minhas gripes demoram 20 dias pra passar !!
Mate: Cara, nem perguntei o que era porque fiquei com medo da resposta… Hahahahahahahaha
(risos gerais)
Eu: Voltando ao Max, não dá pra ver aquela tocada dele na TV. Dá pra ver que ele é agressivo e muito rápido, mas as nuances…
Mate: Isso é verdade. Você descreveu muito bem o freio-motor que ele usa e a provocada na traseira!
Eu: Ele sempre fez isso ??
Mate: Não, mudou esse ano. Começou num dos treinos livres na Áustria. Ele meio que errou a freada para a curva 3 e consertou daquele jeito. Quando ele voltou para o box e viu na telemetria que não tinha sido mais lento naquela curva, ele passou a desenvolver essa tocada provocando a traseira. Até tiramos um pouco de asa traseira para facilitar uma ligeira escapada. Aí ele foi à pista, o carro ganhou velocidade em reta, mas ficou arisco na freada. Então ele pediu freio motor máximo e na classificação já estava guiando quase assim como você viu no sábado.
Eu: Isso explica parte da velocidade em reta que o carro ganhou…
Mate: Exatamente.
Eu: O Albon vai com menos asa como o Max?
Mate: Está indo, mas tem sofridos uns acidentes…
Eu: Uau… isso explica muita coisa !!
Mate: Mas ele adaptou sua tocada a este carro bem melhor que Gasly, apesar do carro ter melhorado muito!
Eu: O que exatamente melhorou no carro do início do ano para depois?
Mate: Você sabe que o nosso carro é demais baseado na aero, certo? Todos são na F1, mas o nosso é mais ainda, por isso quase sempre usamos menos asa traseira do que os vermelhos e prateados.
Eu: Certo, isso já faz tempo…
Mate: O problema é que a asa dianteira mais larga introduzida pelo regulamento esse ano não “casou” com o nosso conceito aerodinâmico. A aero do resto do carro depende muito da asa dianteira, que determina o caminho do ar por baixo, pelos lados e por cima do carro. Se o ar sai de forma “errada” da asa dianteira, isso vai complicar todo o resto da aero. O carro estava difícil de acertar, estava arisco demais, muito suscetível a qualquer irregularidade da pista, ventos e etc, você sabe.
Eu: Sei mais ou menos, é melhor você explicar !!
Mate: Então, demoramos um pouco para entender isso e para otimizar tanto a asa dianteira, para continuar dentro do regulamento, como o resto do carro. Fizemos pequenas modificações na asa dianteira várias vezes, nem lembro quantas, três novos assoalhos, dois novos sidepods, bargeboards e difusor uns dois ou três diferentes também. O Gasly nesse meio tempo ficou bastante perdido, já que a Toro não usa o nosso conceito aero e ele não estava conseguindo entender o nosso carro. Lembra que eu te disse num certo ponto da temporada que ele ia usar o acerto do Max?
Eu: Lembro, até publiquei isso !!
Mate: Pois é, aí ficou mais difícil ainda, porque a tocada do Max estava mudando, o carro estava mudando e então ele ficou muito pra trás. Na Áustria, onde o Max mudou a tocada, o Gasly tomou 8 décimos no qualy e na corrida tomou 1 volta.
Eu: Foi um caminhão…
Mate: Depois teve a Alemanha, onde o Max ganhou de novo e o Gasly bateu…
Eu: Caramba, nem tinha me tocado… com a vitória de ontem são três vitórias do Max esse ano !! Vai ter a quarta em Abu Dhabi ??
Mate: Antes quero deixar claro que no México o Max tinha tudo para vencer, não fossem os dois incidentes (Hamilton na primeira curva e depois Bottas numa ultrapassagem) dos quais ele não teve culpa nenhuma. Mas acho que a Ferrari é favorita, caso não façam merda. Muita reta a nível do mar é a cara deles. O que eles precisam é não perder muito no setor 3 da pista.
Eu: Mas você descarta vitória lá ??
Mate: Não descarto, mas mesmo com o carro em seu melhor estado no ano e o Max guiando de maneira infernal, não somos os favoritos. Os prateados também costumam ir bem lá…
Eu: Falando nisso, tem falado com o Dude ??
Mate: Sempre, somos os melhores amigos-inimigos que você possa imaginar!!
(risos gerais)
Mate: Vocês dois se encontraram ontem… viu como nós nos falamos sempre?!
Eu: Vamos falar do futuro?
Mate: O futuro a Deus pertence!
Eu: Kkkkk…. vocês também tem esse ditado?
Mate: Como assim “vocês também tem”? Que eu saiba, esse ditado surgiu na Grã Bretanha!
Eu: Sério? Não sabia dessa… Bem, qual o futuro da Honda?
Mate: Tem que perguntar pra eles. É muito difícil tirar as coisas dos japas. Eles falam muito pouco. Eu adoro a questão das UPs, estou sempre pentelhando eles com isso, mas é difícil conseguir informações do que eles vão fazer!
Eu: A melhora do motor foi visível esse ano !!
Mate: Sem dúvida. Eles são muito focados, trabalham sem parar. Eu acho que eles vão ficar, Adawtow, mas isso é opinião minha. Eles passaram anos se fodendo aqui na F1 e agora que estamos praticamente lá com os prateados, acho que eles não devem desistir. A equipe está muito satisfeita com eles, muito!
Eu: Mas os resultados são meio parecidos de quando vocês usavam a UP Renault…
Mate: Não são, agora estão um pouco melhores e Max tem ótima chance de ser P3 no campeonato! E não é só isso. A equipe gosta muito da maneira como eles agem. Falam pouco, mas trabalham muito. E vão investir – já estão investindo – muito dinheiro na UP na próxima temporada!
Eu: E o motor dos Vermelhos ??????
Mate: Ahhhhhhhh…. essa é a pergunta de 1 milhão de dólares!
Eu: A teoria do fluxo de combustível levantada pela sua equipe…
Mate: É uma boa teoria para a classificação, não para a corrida!
Eu: Isso, um cara dos prateados me falou isso!
Mate: O Dude…
Eu: Não, um engenheiro de motor que o Dude me apresentou sábado na pista. Mas ele não tem tanta certeza que seja cambalacho no fluxo…
Mate: Você sabe porque o Christian levantou essa bola?
Eu: Nem imagino !!
Mate: Porque com isso, a FIA é obrigada a fazer uma verificação minuciosa desde o tanque de combustível até a câmara de combustão. E assim eles podem descobrir qualquer irregularidade no processo, não apenas no fluxo de combustível!
Eu: Uau… genial !!
Mate: Adawtow, tá tarde e amanhã tenho que ir cedo para o aeroporto!
Eu: Última pergunta: Todo mundo vai assinar as regras para 2021?
Mate: Pelo que estou sabendo, quem não assinar é porque não estará na Formula 1 em 2021.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

Clique AQUI para apostar no GP de Abu Dhabi

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.