F1 – Mate: O moleque é um monstro

Max Verstappen ultrapassa Charles Leclerc – Áustria 2019

Por: Adauto Silva

A esmagadora maioria dos fãs da Formula 1 reagiram com alegria e satisfação pelo fato dos comissários do GP da Áustria não terem interferido no resultado da corrida.

Max Verstappen, com seu Red Bull equipado com o motor menos potente da F1 e com ainda alguns problemas – desde a pré-temporada – não resolvidos na traseira do carro, fez uma corrida épica ontem no Red Bull Ring.

Max, o fenômeno, largou mal de P2, já que teve um problema de stall no motor no pulo inicial do carro e por isso perdeu inúmeras posições passando em P7 na primeira volta.

Mas então, numa recuperação poucas vezes vista nos últimos anos com pista seca, sem erros claros dos adversários e sem um safety-car para ajudá-lo, o jovem piloto holandês meteu a faca nos dentes, começou uma recuperação sensacional ultrapassando seus adversários um a um na pista de maneira absolutamente implacável.

A ultrapassagem sobre Valtteri Bottas foi no estilo “Danny Ricciardo” num mergulho quase suicida freando fundo no último momento. Cheguei a pensar que ele fosse passar reto na curva, ou “dar” no meio de Bottas. Mas não, Max não perdeu o controle do carro nem por um milésimo de segundo e surpreendeu o finlandês, que nem tentou se defender, tamanha a surpresa de ver um carro que estava tão atrás conseguir completar uma manobra pra lá de difícil e tão rara!

E então, faltando 8 voltas para o final, percebi que Max ia chegar muito próximo de Leclerc, mas ia ser difícil ultrapassar a Ferrari, que era o melhor carro de reta disparado da pista. Leclerc tinha sido o melhor de reta na classificação com 325.7 kph e Vettel na corrida com estonteantes 327.9 kph!

Max, por outro lado, em sua melhor passagem na corrida tinha conseguido 319.3 kph na reta com vácuo de dois carros e DRS acionado!

Pensei: Se quiser passar o Leclerc vai ter que dar outro mergulhão suicida na Ferrari, senão será impossível!

E Max continuou se aproximando e fazendo a curva 1 de maneira sublime, freando um pouquinho antes e já fazendo o apex acelerando “vendido” e mesmo assim controlando o carro na saída quase de maneira inacreditável. Na primeira vez que reparei nisso pensei que ele tinha errado a aproximação e conseguido “se safar”. Mas aí ele continuou fazendo dessa maneira e fiquei pasmo vendo que aquilo era improvável, mas possível.

Daí, na volta 68, chegamos numa das disputas mais lindas da F1 nos últimos anos. Na primeira tentativa Verstappen atrasa a freada, coloca por dentro e ele e Leclerc fazem a curva lado a lado. Mas a Ferrari mostra a força de seu motor e Leclerc consegue recuperar a posição imediatamente na saída dela usando o enorme torque da UP Ferrari. Max abre o DRS, mas mesmo assim continua atrás de Leclerc com o DRS fechado. Eles se aproximam da curva 4 e Max freia mais tarde, mas está por fora, então recolhe e entra atrás de Leclerc porque sabia que o monegasco usaria a pista toda e não lhe daria espaço para contornar por fora.

A disputa continua com Max caçando Leclerc até a curva 9 onde eles encontram um retardatário e Leclerc consegue algum suspiro fazendo a 10 e a reta do box com uma certa vantagem. Mas aí vem a curva 1 e Max a faz de novo de maneira espetacular e já sai na reta seguinte muito próximo de Leclerc de novo. Abre a asa, mete o facão entre os dentes, enche os olhos de sangue como um predador vendo sua presa tentar escapar de dá o bote final por dentro na freada para a curva 3, apertando Leclerc até o máximo possível usando toda a pista lado a lado, o que sempre foi permitido pelas regras da F1.

Simplesmente sensacional ver a próxima geração da F1 já com esse tipo de disputa e colocando o vírus do automobilismo em quem está começando a assistir Formula 1. É isso que eu quero, é isso que todos queremos e é isso que a Formula 1 precisa desesperadamente para angariar novos fãs!

Obrigado Max e Charles, vocês me deixaram quase doente neste final! Meu corpo inteiro tremeu, meu coração acelerou e minha adrenalina foi nas alturas! E não é sempre que isso acontece!

A disputa contra Leclerc

Mas então acabou a corrida e soube que uma das melhores disputas dos últimos anos estava “sob investigação”. Simplesmente não acreditei nisso e comecei a rever o lance over and over again. Pensei: Não é possível que a F1 vai fazer isso de novo. Até a burrice tem seus limites!

O tempo passava e nada da decisão dos comissários. Então resolvi arriscar e mandei uma mensagem para o Mate da Red Bull:

Eu: Pode falar?
Mate: Tô aqui fora fumando e vou acender outro cigarro porque a ansiedade está me matando!
Eu: Que corrida foi essa ??
Mate: Melhor por voz porque esse cigarro vai queimar em 2 minutos!

Liguei e ele atendeu antes de eu ouvir tocar!

Gravando…
Eu: E aí?
Mate: Os caras não vão fazer isso, não podem fazer isso, Adawtow!!!!!
Eu: Concordo, qualquer coisa pego um avião e vamos juntos dar uns sopapos neles !!
Mate: Hahahaha…. esses fdps não vão fazer isso!!!
Eu: Fizeram com o Vettel !!
Mate: Foda-se, não vão dar outro tiro no próprio coração!!!
Eu: O que vocês fizeram no carro e motor pra isso ser possível ??
Mate: O motor é o mesmo de Paul Ricard e a traseira também está quase igual. O lance é que o moleque é um monstro. Viu como ele fazia a 1?
Eu: Lógico, mas por mais que ele ganhasse tempo ali, e o resto da pista ??
Mate: Todo mundo teve que tirar alguma potência por causa do calor. Ele não tirou e também não se importou com os pneus.
Eu: Mas ele tomou essa decisão sozinho?
Mate: Ele disse antes de entrar no carro que não queria ser P4 de novo e ia para o tudo ou nada. Eu estava ao lado dele e do Christian nessa hora!
Eu: O que o Christian (Horner) falou?
Mate: “Vai com tudo garoto. Se der errado eu seguro esse rojão aqui dentro.” Sorri cara, eu sorri naquela hora, o Max mostrou os dentes e o Christian sorriu também.
Eu: Que demais !!!
Mate: É para isso que estamos aqui. Se tivermos uma mínima chance temos que ir com tudo pra ela. Esses boatos que o Max vai embora estava deixando todo mundo tenso aqui dentro!!
Eu: Estava ??
Mate: É, agora vai ser bem mais difícil tirá-lo daqui, mesmo que esses fdps lá em cima nos fodam a todos!
Eu: Cara, tô muito na torcida aqui pra isso não acontecer !!
Mate: Eu sei que você está, Adawtow, tenho certeza.
Eu: E olha, a grande maioria dos comentários são para isso também, quase ninguém quer essa punição, o mundo dos fãs está contra essa punição !!
Mate: Aqui vai ser uma tragédia, se bobear vão invadir tudo se punirem!!
Eu: Vamos torcer !!
Mate: Adawtow, tô indo cara. Vou ficar com a turma lá dentro e tomar 10 litros de água!!
Eu: Só uma coisa… o que houve na largada?
Mate: A UP entrou em modo de segurança por uma fração de segundo. Depois ainda não sei se ele resetou ou se foi um reset do próprio sistema.
Eu: Ok… vai lá, abração !!
Mate: Outro!
Eu: Valeu pelo papo !!

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.