F1 – Massa: Era impossível ser feliz na Ferrari

terça-feira, 15 de setembro de 2015 às 9:36

Felipe Massa

Felipe Massa diz que não lamenta o fato de ter sido demitido pela Ferrari. Em Maranello, o brasileiro foi competitivo ao lado de Michael Schumacher e quase conquistou o campeonato mundial quando Kimi Raikkonen era seu companheiro de equipe em 2008.

Alguns acreditam que foi o acidente quase fatal de Massa em 2009 que prejudicou sua forma posteriormente, mas agora totalmente recuperado na Williams, ele tem outra explicação.

“Digamos que eu fiz a coisa certa no momento certo”, declarou Massa, referindo-se à sua saída da Ferrari em 2013, ao jornal italiano La Repubblica. “Era hora de mudar. Minha história com a Ferrari foi bela, intensa, honesta, como os aplausos que recebi (no pódio) em Monza mostraram. Mas era hora de voltar a me sentir importante”.

Massa afirma que seu status na Ferrari mudou repentinamente quando Fernando Alonso foi contratado em 2010.

“As coisas mudaram quando Alonso chegou. De repente, eu vi que não tinha poder sobre os detalhes, e nosso esporte é feito de detalhes. Você só pode mudá-los se tiver poder. Tudo diz respeito ao poder, e eu havia perdido. O sintoma mais óbvio era o fato de eu não me sentir mais importante. Bastava ver isso olhando nos olhos das pessoas ao meu redor. Era impossível ser feliz”.

Massa acredita que a atitude da Ferrari durante a era Alonso foi “errada”, mas admite que também se questionou durante aquele período. “Muitas vezes eu pensei que deveria ser mais duro e egoísta. Mas então você olha em volta e faz um balanço”.

“Várias coisas aconteceram comigo. Fui amigo de uma lenda como Schumacher e de um garoto de ouro como (Jules) Bianchi. Passei por duas ou três eras da categoria, vi a injustiça, e o pior momento da minha vida foi quando fui forçado a deixar meu companheiro de equipe passar, mas também venci bastante e, acima de tudo, me diverti”.

“Eu caí frequentemente, mas me levantei todas as vezes. Não mudaria nada. Sempre fui eu mesmo, e se isso me causou algumas dificuldades naquela época, minha força permitiu que eu me tornasse um homem e um pai melhor”, disse Massa.

Ao ser questionado se tem uma mensagem para aqueles que o criticaram, ele respondeu: “Não, porque antes e depois eles escreveram coisas boas. O problema deles é a consistência. Se eu fosse dizer algo ruim para todos aqueles que mudaram de ideia, não teria tempo para pilotar!” sorriu Massa.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.