F1 – Marmorini: Ferrari sacrificou potência pela aerodinâmica

sexta-feira, 15 de agosto de 2014 às 13:30

Ferrari F14 T

O ex-chefe de motores da Ferrari, Luca Marmorini revelou que foi orientado a sacrificar a potência do novo motor já que a equipe alegou que iria compensar o déficit de desempenho por meio de melhorias aerodinâmicas.

Marmorini supervisionou o desenvolvimento da unidade de potência da Ferrari, mas se afastou da equipe no final de julho, depois da alegação de apenas dois pódios em 11 corridas do ano.

Marmorini afirma que o projetista chefe da Ferrari Nikolas Tombazis lhe garantiu que a perda de potência do lado do motor seria compensada pelas melhorias aerodinâmicas feitas no F14 T, em comparação com carros recentes da Ferrari.

“Em suma: tudo foi feito para passar a ideia de que todas as desgraças do F14 T são causadas pela unidade de potência”, disse Marmorini. “Como se uma empresa com a história da Ferrari tivesse esquecido como fazer motores! Quero dizer, eu aceito qualquer acusação, mas não diga que em Maranello há pessoas que não conhecem o negócio, o turbo, híbridos, etc.”

“Fizemos uma unidade de potência com um determinado tamanho, ou seja, uma versão menor do que a Mercedes e Renault, porque foi pedido pelo gerente do projeto do carro, o Sr. Tombazis”.

“Eles queriam uma unidade de potência muito compacta, com pequenos radiadores, porque a menor potência seria compensada com soluções aerodinâmicas. Assim foi feito, com exceção de que, quando fomos confrontados com a concorrência, a potência era menor obviamente, mas isso não foi compensado pela aerodinâmica!”

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