F1 – Marko: Hartley está na briga por vaga em 2018

Brendon Hartley

O Dr. Helmut Marko admitiu pela primeira vez que Brendon Hartley está na luta por uma vaga na Toro Rosso em 2018. Oficialmente, o neozelandês vencedor das 24 Horas de Le Mans pela Porsche está simplesmente ocupando nesse fim de semana o lugar de Pierre Gasly, que está no Japão.

“Não há tantos pilotos com uma super licença”, disse Marko em Austin. “Brendon sempre foi rápido como um júnior da Red Bull, ele simplesmente não resistiu à pressão e cometeu erros”.

Mas Marko, o chefe do programa de pilotos da Red Bull, diz que Hartley tornou-se “o piloto da Porsche mais rápido” na série Le Mans. “Nós sempre tivemos contato com ele, também através do patrocínio pessoal”, confirmou.

“Quando ficou claro que precisávamos de alguém, queríamos alguém da nossa piscina. Sebastien Buemi tinha um contrato com a Toyota, o que não seria um problema, mas também tem contrato com a Dams (para a Fórmula E). Mas Brendon foi liberado, então decidimos sobre ele”, acrescentou Marko.

Para o futuro, no entanto, nada está claro. Daniil Kvyat, recentemente contratado, confirmou em Austin que ele não tem ideia se ele será chamado de volta para as corridas no México, no Brasil e em Abu Dhabi. “Posso te dizer (só) sobre Austin”, sorriu Marko.

Mas ele admitiu que a Red Bull está sofrendo uma falta de jovens pilotos que se aproximam das fileiras, o que parece sugerir que Hartley possa ter uma segunda chance para uma carreira de F1. “Isso mesmo”, respondeu o austríaco quando perguntado sobre a falta de talento.

“Não há ninguém agora nas Fórmula 2 e 3 e GP3, então tomamos outro caminho e assinamos com quatro jovens pilotos de kart no final de setembro”, explicou Marko. Um deles é Jack Doohan, o filho de 14 anos da lenda da MotoGP, Mick.

Quanto a Hartley, Marko disse que ele se apresentou admiravelmente os treinos Austin, equiparado a Kvyat em ritmo de corrida. Quando perguntado sobre 2018, Marko finalizou: “Vamos olhar para o desempenho de Kvyat, Hartley e Gasly e depois decidir sobre o próximo ano”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.