F1 – Marko: Esse sistema da Mercedes é claramente ilegal

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 às 18:08

Helmut Marko

Nesta quinta-feira, durante o segundo dia de testes da temporada de F1, a Mercedes revelou o sistema DAS, que poderíamos chamar em português de DED – ‘Direção de Eixo Duplo’. Ao puxar ou empurrar volante do W11, o ângulo no qual o pneu está posicionado muda convergindo para ajudar nas curvas ou ficando paralelo nas retas e assim, gerando menos arrasto.

Na Red Bull no entanto, eles esperam que a FIA consiga lidar com isso antes do GP da Austrália.

“Se você ajustar ativamente a ‘curvatura’ durante a condução, a superfície de contato dos pneus com o asfalto muda”, explicou Helmut Marko em conversa com a Auto Bild. O austríaco de 76 anos da Red Bull indica que aos seus olhos o sistema é claramente ilegal.

Semelhante à uma suspensão ativa das rodas?
O homem de Graz continua sua história: “A altura do carro em relação à superfície da pista muda é, portanto É alterada, mesmo que seja apenas uma quantidade muito pequena. É proibido porque o conceito tem semelhanças com o método de trabalho de um dispositivo proibido, a suspensão ativa.”

O caso da suspensão ativa é que ela faz tudo sozinha, não depende em nada do piloto. A “invenção” da Mercedes depende do piloto ajustar a convergência das rodas inúmeras vezes por volta, portanto não pode ser considerado um dispositivo ativo.

Na Mercedes, eles acreditam que é completamente legal, por terem falado com a FIA durante o desenvolvimento.

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AS - www.autoracing.com.br

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