F1 – Lowe: Novas regras vão quase eliminar a desvantagem dos pilotos mais altos

segunda-feira, 18 de junho de 2018 às 12:38

Paddy Lowe

As novas regras da Fórmula 1, que especificam um limite mínimo de peso para o piloto a partir da próxima temporada, tornarão a competição mais justa, diz o diretor técnico da Williams, Paddy Lowe.

A partir da temporada 2019 da F1, o peso combinado de um piloto e lastro deve ser igual a 80 kg, e será considerado separado do peso total de um carro.

Atualmente, pilotos mais altos, que tendem a pesar mais, estão potencialmente em desvantagem em comparação com pilotos menores e mais leves.

Lowe ressaltou que, até o início dos anos 90, os pesos dos pilotos não eram cobertos pelas regras, o que colocava os pilotos mais altos em uma desvantagem ainda maior.

“Se voltarmos atrás, o piloto não estava nem no peso do carro antes dos meados dos anos 90”, disse ele. “Considerar o peso do piloto foi uma boa ajuda para o piloto maior”.

A nova regra leva essa mudança um passo adiante, disse Lowe. “Agora estamos no estágio final com o limite de peso do piloto, onde o prejuízo de um piloto pesado é quase eliminado. E eu acho que isso é bom”.

“Este é um esporte onde você combina equipamentos de competição, o carro e o piloto, o esportista, e para mim é correto e justo que o peso não seja um fator, pelo menos dentro de algum limite”.

As mudanças aerodinâmicas nos carros que foram acordados para 2019 terão pouco efeito no peso geral do carro e na distribuição de peso, acrescentou Lowe.

“A distribuição de peso não é uma preocupação especial, você pode diminuí-lo e ajustá-lo, desde que saibamos para onde estamos indo”.

“Nós temos algumas mudanças, por exemplo, a asa dianteira é um pouco maior, a asa traseira é maior, nós temos um pouco de perda na área das laterais. Várias coisas, levamos tudo isso em conta”.

“Seus maiores controles de distribuição de peso são onde colocamos os eixos. Os eixos dianteiro e traseiro são onde você pode colocar a sua distribuição de peso onde precisa estar e há uma janela de um por cento para isso”.

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