F1 – Lotus vai manter o escapamento Coanda no GP da Coreia

A Lotus deverá manter seu novo sistema de escapamento efeito Coanda no carro pelo restante do GP da Coreia. O novo pacote foi testado inicialmente no carro de Kimi Raikkonen nos treinos livres em Yeongam.

O diretor técnico da equipe, James Allison, afirmou que a atualização ainda não está otimizada, mas indicou que ela ficará no carro por todo o fim de semana.

“Estamos razoavelmente satisfeitos com o funcionamento”, disse ele. “Estamos iniciando um caminho relativamente longo com o escapamento. Não é simples fazê-lo funcionar desde o começo, mas os números que temos são bons, então estamos bastante satisfeitos”.

Ao ser questionado se a Lotus vai manter o escapamento no sábado, Allison respondeu: “Acho que sim. Ainda não decidimos, mas parece que será mantido”.

Allison acrescentou que a Lotus vinha trabalhando no sistema de escapamento desde o começo do ano, mas não havia dado prioridade ao seu desenvolvimento, já que estava obtendo resultados consistentemente fortes sem ele.

“Naquele ponto, onde estávamos comprometidos com o que iríamos iniciar a temporada, tínhamos uma opção Coanda e um escapamento simples para otimizar a potência. Naquele momento, a solução Coanda rendia um pouco mais do que a outra, mas você precisava estar confiante de que iria compensar a perda aerodinâmica”.

“Na situação em que estávamos quando lançamos o carro, foi uma decisão equilibrada, e tivemos uma temporada razoavelmente boa, fomos competitivos durante grande parte do ano. Nós trabalhamos na outra opção, porque era onde o centro da opinião no pitlane estava”.

“Chegou o ponto onde o ganho do sistema Coanda estava suficientemente à frente do nosso sistema anterior que era claramente algo a ser analisado neste ano, visando garantir que façamos a coisa certa para 2013. Teríamos nos comprometido antes, mas as coisas estavam indo muito bem para nós na pista”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.