F1 – Lotus nega que mapeamento do motor deixará seu carro mais lento

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 às 13:58

Lotus

A Lotus minimizou uma nova controvérsia sobre os mapeamentos do motor.

Foi relatado na segunda-feira que, depois que a Red Bull foi obrigada a parar de usar certos mapeamentos do motor no meio da última temporada, a Lotus, também impulsionada pelo motor Renault, agora está envolvida em uma controvérsia similar.

A Auto Motor und Sport da Alemanha disse que a diretriz da FIA divulgada em agosto do ano passado ainda se aplica para 2013, apesar de Red Bull e Lotus terem assumido que ela era válida exclusivamente na temporada 2012.

Porém, na quarta-feira, o chefe de operações da Lotus, Alan Permane, afirmou que a sugestão de que o impressionante ritmo recente do E21 agora será afetado pela remoção de tais mapeamentos “não faz sentido”.

“A Renault tinha alguns mapeamentos alternativos para testar”, disse ele, referindo-se ao teste da semana passada em Barcelona. “Eles conversaram com a FIA sobre isso, mas Charlie Whiting não quis que nós usássemos”.

Permane insistiu à BBC que os mapeamentos do motor em questão tem pouco a ver com a forma impressionante da Lotus no inverno.

“Kimi (Raikkonen) usou o novo uma vez em uma volta de instalação e odiou. Romain (Grosjean) usou no molhado no último dia da semana passada e terminou bem com ele. Mas todos os seus treinos no seco foram sem ele”.

Ele afirmou que as vantagens ou desvantagens de performance dos vários mapeamentos do motor Renault são “mínimas”.

Permane também criticou Ross Brawn por descrever que a estratégia das equipes impulsionadas pelo motor Renault depende de “um sistema inteligente de mapeamento do motor”. Ele disse: “O fato de Ross ter falado sobre isso daquela maneira é pura besteira”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.