F1 – Lotus acredita que a Pirelli foi muito conservadora na Índia

segunda-feira, 28 de outubro de 2013 às 16:49
Lotus

Lotus

A Lotus acredita que a Pirelli foi muito cautelosa com a escolha de pneus para o Grande Prêmio da Índia.

Em meio aos problemas causados pelo alto desgaste do Circuito de Buddh, a fornecedora aconselhou as equipes em um número de voltas máximo para cada jogo de pneus. A Pirelli admitiu que não queria que os pilotos usassem os pneus moles por mais de quinze voltas e os médios por mais de 35.

A Lotus foi uma das equipes que se beneficiou em fazer menos paradas durante a prova, com Romain Grosjean extraindo 47 voltas dos mais duros e conseguindo conquistar um pódio mesmo sendo eliminado ainda no Q1. Kimi Raikkonen também completou mais do que o aconselhado com o mesmo jogo de pneus, fazendo 55 voltas antes dos mesmos desgastarem completamente no final da prova.

Alan Permane, engenheiro da Lotus, disse que consultou a FIA antes da corrida para ter certeza que sua equipe tinha a permissão de tentar algo parecido.

“Eu falei com Charlie Whiting pela manhã para ter certeza que não existia nenhuma restrição, e ele nos confirmou isso,” falou Permane. “A recomendação não era obrigatória, então ficamos mais tranquilos. Não existiam problemas com a segurança. A Pirelli foi muito conservadora quando disse que as equipes só poderiam fazer 35 voltas com os médios. Sabíamos que poderíamos fazer muito mais do que isso,” completou.

Eric Boullier, chefe da Lotus, disse que tinha total confiança na estratégia escolhida pelos seus engenheiros.

“Nossas indicações eram boas. Estamos felizes em ter provado que a Pirelli estava errada,” comentou Boullier.

As ações da Lotus e de outras equipes, como a Force India, não foram bem recebidas pela empresa italiana. Paul Hembery, diretor esportivo da marca, deixou claro que não ficou feliz com a desobediência de alguns.

“Estamos decepcionados em ver que algumas equipes decidiram não seguir nossos conselhos e usaram os compostos por mais voltas do que deveriam,” reclamou Hembery.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.