F1 – Limite de motores pode explicar a inclusão do GP da Coreia em 2015

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 às 15:17

GP da Coreia

A surpreendente inclusão do GP da Coreia no calendário da F1 de 2015 pode estar relacionada com as regras de motores, podendo afinal nem haver uma temporada com 21 corridas.

Organizar uma prova para 3 de maio – daqui a menos de cinco meses – não será fácil, e os organizadores de Yeongam foram apanhados de surpresa, levantando a possibilidade da corrida ser nas ruas de Seul.

Mas segundo a agência Reuters, os regulamentos de motores para 2015 impedem as equipes de usarem mais do que quatro unidades por carro durante a temporada, exceto no caso do calendário originalmente planejado ter mais do que 21 provas – então se mantém o limite de cinco motores usado este ano.

O regulamento esportivo para 2015 diz: “Cada piloto não pode usar mais do que quatro unidades motrizes durante uma temporada. Este número aumentará para cinco se o número de eventos no campeonato, como originalmente agendado, exceder a 20”.

Com 21 corridas agendadas originalmente, as equipes têm caminho livre para usar cinco motores V6 turbo, aparentemente mesmo não realizando todas as corridas.

Esta pode ser a explicação da inclusão do GP da Coreia na próxima temporada, já que os regulamentos iniciais que estabelecem o uso máximo de quatro conjuntos propulsores em 2015 foram elaborados antes da estreia dos V6 turbos.

Naquela altura, ainda não estavam evidentes os imensos problemas que afetaram muitos em 2014. Lembrando que mesmo com o limite de cinco unidades motrizes nesta temporada, num calendário de 19 corridas, alguns pilotos ainda foram penalizados por exceder as trocas, como Romain Grosjean e Sebastian Vettel.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.