F1 – Lauda diz que “foi a pior decisão que já vi”

segunda-feira, 23 de outubro de 2017 às 2:45

Niki Lauda

Max Verstappen acusou os comissários da F1 de matar o esporte e sugeriu que os fãs pudessem ficar longe em protesto depois que ele foi despojado de um lugar no pódio no GP dos EUA de ontem.

Com o chefe da Red Bull Christian Horner e os campeões passados ​​se juntando ao clamor, o piloto holandês de 20 anos expulsou seus sentimentos.

“A punição por troca de componentes do motor é o que é”, disse Verstappen, que largou em P16 depois de ser rebaixado no grid pelas mudanças na unidade de potência. “Tivemos uma ótima corrida, mas com essas decisões estúpidas você mata o esporte.”

“Espero que os fãs não tenham gostado dessa decisão e no próximo ano eles não venham”.

Verstappen emocionou a multidão com uma ultrapassagem na última volta sobre Kimi Raikkonen da Ferrari para ocupar P3 e foi eleito o “piloto do dia” pelos fãs.

Ele foi então rebaixado para P4, enquanto esperava com o vencedor da corrida, Lewis Hamilton, e o piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, na sala pré-pódio, por ultrapassar os limites da pista para obter uma vantagem.

Enquanto Verstappen voltava pelas escadas, o chefe da equipe Horner ficou enfurecido pelo comportamento incompatível dos comissários que não puniram outros por ofensas semelhantes durante a corrida.

“É uma decisão terrível. Eles roubaram todos os fãs aqui. Foi um GP sensacional e eles o feriram”, disse ele.

“Nós poderíamos apontar cinco ou seis incidentes diferentes hoje de carros saindo da pista”, disse ele. “Onde você ganha uma vantagem e não ganha vantagem?”

Foi a segunda vez que o Verstappen foi tirado do pódio pelos comissários após uma corrida, e o jovem também perdeu no México no ano passado por cortar uma curva durante uma disputa com Vettel.

O pai de Verstappen, Jos, tinha uma série de comentários nas mídias sociais, vários no Twitter, sugerindo favoritismo à Ferrari.

“Vergonha para você FIA”, disse ele referindo-se ao órgão que governa o esporte. “É óbvio que a F1 não sabe o que é a corrida”.

Mario Andretti, o campeão mundial de 1978, também falou: “Depois de assistir os vídeos, pode-se igualmente argumentar que Kimi o forçou para fora. Melhor ultrapassagem de #USGP. Sinta-se triste por @ Max33Verstappen você foi roubado “, disse ele.

O presidente não-executivo da Mercedes Niki Lauda, ​​ele mesmo um tricampeão mundial , também concordou, mesmo que sua equipe tenha celebrado seu quarto campeonato de construtores consecutivo.

“Essa decisão é a pior que já vi”, disse ele a repórteres.

“Ele (Verstappen) não fez nada de errado. Eles são pilotos de corrida, não estamos em uma estrada normal e é ridículo destruir o esporte com esse tipo de decisão “, acrescentou o austríaco.

“Na próxima reunião do grupo de estratégia, vamos abordar isso na agenda e começar tudo de novo porque não podemos fazer isso, indo muito longe e interferindo. Foi uma ultrapassagem normal.”

Reveja:

 Alan Baldwin – REUTERS

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.