F1 – Kaltenborn: Pódio se tornou “impossível” para equipes pequenas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015 às 10:33

Monisha Kaltenborn

Quando a publicação alemã Sport Bild lhe perguntou como estão as coisas na Sauber, a chefe da equipe suíça respondeu: “Não posso reclamar”.

Entretanto, Monisha Kaltenborn certamente está reclamando do governo da Fórmula 1, tendo se juntado à Force India e feito uma queixa formal para a Comissão Europeia.

“Não podemos dizer mais nada sobre isso no momento porque o processo já foi iniciado”, confirmou ela.

Contudo, Kaltenborn admitiu que a vida no pelotão intermediário para uma equipe independente está “muito difícil” no momento.

Ela disse que os custos saíram do controle, chegando ao ponto de ser “praticamente impossível” para uma equipe pequena subir ao pódio, apesar da organização baseada em Hinwill ter conseguido no passado.

Kaltenborn afirmou que equipes como a Sauber foram excluídas do processo de elaboração das regras, ao contrário de suas rivais maiores e mais poderosas.

“É isso mesmo. Quando as regras dos motores foram feitas, não participamos do processo. Não tenho nada contra a tecnologia híbrida, o problema é o custo. Não é correto que as seis equipes que estão no chamado Grupo de Estratégia determinem arbitrariamente as regras. Isso não tem nada a ver com a competição justa”.

Ao ser questionada se conhece outro esporte que tem um sistema igualmente injusto, ela respondeu: “Não conheço nenhum. Portanto, creio que deveríamos aprender com esses outros esportes”.

Kaltenborn disse que as equipes pequenas raramente são ouvidas, apesar de serem “a espinha dorsal da Fórmula 1”, segunda ela.

“Basicamente, nós não fazemos nada além da F1. É o nosso negócio principal. Para as montadoras, é simplesmente uma plataforma de marketing. Mas o que os torcedores do Bayern de Munique pensariam se, de repente, não houvesse oponentes contra os quais eles pudessem competir?” perguntou ela retoricamente.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.