F1 – Imprensa australiana quer ordens de equipe na Red Bull

sexta-feira, 26 de setembro de 2014 às 13:52
Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel

Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel

Por: Corredor X

Depois de anos de tormento vendo seu herói nacional ‘marginalizado e maltratado’ pela Red Bull, a imprensa australiana parece já ter tido o bastante. A Speed, em um extenso artigo, argumenta que a Red Bull deve emitir ordens de equipe para maximizar as chances de Daniel Ricciardo disputar o título.

O chefe da equipe, Christian Horner afirmou que seria “errado” intervir quando os dois homens ainda estão com uma chance de disputar o título mundial.

A Resposta direta da Speed foi: “Desculpe, Red Bull, mas não, eles não estão”.

O argumento é simples. A Red Bull não tem nenhuma chance real de ganhar o título de construtores, estando 174 pontos atrás da Mercedes com apenas 215 em oferta até o final da temporada. Há uma possibilidade maior para Ricciardo roubar o título de um dos pilotos da Mercedes.

Se a equipe tivesse invertido seus carros em Cingapura, o piloto australiano estaria apenas 57 pontos atrás de Lewis Hamilton. Sebastian Vettel está 57 pontos atrás de seu companheiro de equipe e quase certamente será penalizado por troca de algum componente da unidade de potência nas próximas corridas.

Vettel correu em Cingapura com o seu quinto motor, quinto turbocompressor e quinta unidade MGU-H. Com cinco corridas ainda restantes, espera-se que Vettel vai precisar pelo menos de um sexto motor, mais cedo ou mais tarde.

Na sequência de um problema de motor nos treinos de sexta-feira, a Renault admitiu, “Com esta falha, vamos ter que nos comprometer a um sexto ICE (motor de combustão interna para o carro de Sebastian). Agora é uma questão de quando vamos colocar esse sexto motor e não mais se vamos colocá-lo.”

Em contraste, a contagem de Ricciardo continua sendo quatro em cada uma das peças de sua unidade de potência, enquanto os dois pilotos da Mercedes também tem peças na manga para quando precisarem.

Se Hamilton vencer no Japão e Vettel não for segundo, então é final de jogo para um quinto título consecutivo para o alemão.

Então, porque a Red Bull ainda não maximizou suas chances no campeonato de pilotos em Cingapura? Aqui estão quatro possibilidades. Em primeiro lugar, Sebastian tem um acordo de que ordens de equipe não podem ser emitidas para ele.

Em segundo lugar, Christian Horner se lembra de muito bem da Malásia de 2013 e como Vettel usurpou sua autoridade diante do mundo deixando Horner com cara de bobo. Por isso, se tivesse emitido uma ordem em Cingapura Horner correria o risco de parecer ridículo novamente.

Em terceiro lugar, a Red Bull está fazendo com que Ricciardo tenha certeza de quem manda. Ensine-os enquanto eles são jovens e tudo ficará mais fácil depois.

Finalmente, a Red Bull está um pouco ‘sentimental’ sobre sua longa relação com Sebastian. Deram-lhe de longe o pior carro este ano e não querem que ele fuja para a Ferrari ainda – por isso ‘seja bom com Seb e ele fica’.

A Speed não ficou feliz com a atitude da Red Bull, já que eles concluíram que não trocar a posição de seus pilotos em Cingapura pode sair caro para ídolo australiano, o garoto colgate. “Vamos esperar que esses três pontos não sejam a diferença entre Ricciardo e o título”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.