F1 – Importância da aerodinâmica é subestimada, diz Lowe

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 às 13:49

Mercedes

Paddy Lowe da Mercedes disse que a importância da aerodinâmica sob as novas regras de motores da F1 não deve ser subestimada.

A unidade de potência da Mercedes é muitas vezes creditada pelo sucesso da equipe em 2014 e era mais potente e eficiente do que as rivais Renault e Ferrari. No entanto, Lowe fez questão de frisar que o pacote aerodinâmico da equipe, que contou com alguns projetos pioneiros, foi mais importante do que ocorreu nos últimos anos.

“Uma boa parte da conversa da nova fórmula tem sido sobre as unidades de potência, mas, na verdade, a aerodinâmica se tornou mais crucial do que nunca”, disse Lowe. “A incorporação da unidade de potência em um carro com o mínimo de impacto aerodinâmico é mais importante do que antes, e não menos”.

Entre as inovações aerodinâmicas da Mercedes estava um layout único de suspensão dianteira. Embora difícil de projetar a partir de um ponto de vista estrutural, ele ajudou a melhorar o fluxo de ar em torno dos pneus dianteiros e, portanto, melhorando o desempenho da asa dianteira e auxiliando o fluxo de ar para os sidepods.

“A suspensão dianteira teve uma grande parcela no desempenho aerodinâmico e esse projeto foi iniciado em junho/julho de 2013”, acrescentou Lowe. “Para fazê-lo funcionar estruturalmente foi muito difícil. Mas verificamos muito cedo que era possível, então seguimos com esse conceito aerodinâmico e deixamos os engenheiros estruturais trabalharem sobre isso”.

Lowe disse que outro fator importante foi a refrigeração, de modo a embalar a nova unidade de potência com o mínimo de arrasto.

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