F1 – Idade contou contra Raikkonen na Red Bull, diz Marko

terça-feira, 10 de setembro de 2013 às 9:22

Kimi Raikkonen

A idade de Kimi Raikkonen o prejudicou enquanto a Red Bull analisava quem substituiria Mark Webber em 2014. Essa é a alegação de Helmut Marko.

“Nós decidimos o que era melhor para nós a longo prazo, não apenas imediatamente”, declarou o austríaco ao jornal O Estado de S. Paulo. “Qual é a idade de Kimi, 34 anos? Daniel tem 24. E o contrato é de três anos. Portanto, Daniel era quem oferecia os melhores prospectos para nossa equipe”.

Entretanto, Marko também reconheceu que o status de piloto de ponta estabelecido na Fórmula 1 de Raikkonen, que na verdade tem 33 anos, reduziu suas chances. “Gerenciar dois pilotos como Sebastian e Kimi não seria fácil”, admitiu ele. “Cada um deles teria a obrigação de ser o melhor”.

Então, o que se espera de Ricciardo? “Ele sabe”, disse Marko. “Esperamos que, após três ou quatro corridas, ele possa começar a desafiar Sebastian. Não estou dizendo que ele precisa bater Vettel; o que espero é que ele marque os pontos que precisamos para vencer o campeonato de construtores”.

Assim, fica mais claro por que Raikkonen acabou não sendo contratado – a Red Bull queria um verdadeiro substituto para Webber, e não outro Vettel. “Precisamos que Daniel seja tão veloz quanto Mark”, afirmou Marko. “Algumas vezes, Mark esteve no mesmo nível de Sebastian, inclusive melhor. Isso é o que queremos de Ricciardo”.

Pelas mesmas razões, o motivo de as conversas da Red Bull com Fernando Alonso não terem progredido agora é óbvio. “Nós nunca trabalhamos com Alonso, e essas combinações exigem conhecimento do caráter dos pilotos”, disse Marko. “Com alguns, é possível trabalhar juntos, com outros não. Pelo que já vimos de Alonso, achamos que não havia maneira de gerenciar o relacionamento”.

Outra coisa pode também pode ter jogado contra a contratação de Raikkonen, indicou Marko. “Só os melhores e mais inteligentes pilotos andarão na frente” em 2014, quando as grandes mudanças no regulamento técnico entrarão em vigor.

“Eles terão de entender como usar o motor turbo sem o controle de tração, usar os dois sistemas de recuperação de energia e controlar o consumo de combustível”, disse Marko. “Temos um programa de simulação extensivo já em andamento para preparar nossos pilotos. Portanto, essa exigência também nos levou a escolher Daniel”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.