F1 – Horner queria a volta dos motores V12 após 2020

quarta-feira, 16 de agosto de 2017 às 17:09
BMW V12

BMW V12

Se Christian Horner fosse decidir sozinho o próximo motor da F1, ele traria de voltas os motores V12 de alta rotação, mas o chefe da equipe da Red Bull duvida que os manda-chuvas do esporte concordem com sua visão para o futuro da F1.

A última mudança importante do regulamento do motor do esporte ocorreu em 2014, quando o V8 aspirado foi abandonado para uma fórmula de eficiência de combustível baseada em V6 híbridos turbo. No ano passado, esse motor foi confirmado até 2020 por um acordo entre as equipes e a FIA visando alcançar uma maior convergência de desempenho, ao mesmo tempo em que os custos foram reduzidos para as próximas temporadas.

No entanto, após 2020, todas as opções estão abertas novamente e a FIA e a Fórmula 1 Management se encontraram com fabricantes de automóveis e motores este ano para determinar um novo regulamento de motores começando em 2021.

Existem duas principais escolas de pensamento sobre o futuro do esporte:

1. Continuar em um caminho para motores eficientes e relevantes para carros de rua a um custo reduzido

2. Esquecer a relevância para carros de rua e trazer de volta motores de alta rotação a um custo ainda mais baixo

Não é nenhuma surpresa que Horner – o chefe da maior equipe-cliente de F1 – esteja no segundo grupo, enquanto os fabricantes de automóveis envolvidos no esporte favorecem a primeira opção.

Horner acredita que é importante dar aos fãs o que eles querem e, depois de realizar uma pesquisa improvisada no GP da Inglaterra, acredita que aqueles que assistem ao esporte querem que o futuro da F1 reflita seu passado.

“Pessoalmente, se fosse eu, voltaria a um motor de aspiração normal com altas rotações, um V10 ou mesmo um V12”, disse Horner. “Estamos produzindo este carro para a Aston Martin e fomos ao mercado e fizemos muita pesquisa sobre o que as pessoas queriam. Eles queriam um motor de Fórmula 1 híbrido moderno ou queriam um motor de aspiração normal e alta rotação? A resposta maciça foi em favor de um motor V12 aspirado.”

“Eu fiz minha própria pesquisa entre os fãs em Silverstone e posso lhe dizer que eles querem a mesma coisa”.

Com os fabricantes de automóveis no mundo inteiro investindo pesadamente em veículos totalmente elétricos, Horner acredita que a tecnologia relevante para rua deve ser de domínio da Formula E, enquanto a F1 devia se concentrar no entretenimento.

“Eu acho que estamos realmente em uma encruzilhada em termos do que queremos para o futuro. Penso que a tecnologia pertence à Formula E, lá é seu lugar, pois são os fabricantes que tem interesse nesse tipo de corrida. Acho que a F1 tem que voltar para o básico em muitos aspectos e se concentrar na concorrência máxima de disputas roda a roda, corridas de carros em muitos aspectos. Quem é o melhor piloto que trabalha na melhor equipe com a tecnologia não tendo uma porcentagem tão alta.”

Mas com o presidente da FIA, Jean Todt, afirmando no início deste ano que um retorno aos V10s ou V12s seria socialmente inaceitável, a F1 parece estar caminhando para reter os motores turbo de pequena capacidade com algum tipo de elemento híbrido após 2021. Horner acredita que um V6 biturbo é o mais provável, mas enfatizou que o ronco do motor e o custo devem ser fatores determinantes quando os detalhes do regulamento forem traçados nos próximos meses.

“Eu duvido que voltemos a um motor aspirado, apesar de ser o meu e o desejo da multidão em Silverstone”, acrescentou Horner. “Vamos acabar com um V6 biturbo, tenho certeza sobre isso. Mas você sabe que a acústica é um aspecto fundamental do que foi colocado na mesa. Infelizmente, quando o motor atual foi introduzido, o custo e a atratividade do ronco não foram partes fundamentais do que o motor deveria ser.”

AS - www.autoracing.com.br

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