F1 – Horner acusa a Mercedes de usar tática “desleal”

segunda-feira, 27 de maio de 2013 às 9:45

Christian Horner

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

A Red Bull acusou a Mercedes de ser “desleal” na maneira como se conduziu em relação ao teste secreto de pneus da Fórmula 1 em Barcelona.

“O que está errado é que uma equipe, de modo desleal, testou os pneus que foram projetados para o campeonato deste ano”, declarou o chefe da Red Bull, Christian Horner. “Nós consideramos que as regras de testes são muito claras no regulamento esportivo, e quando você se inscreve no campeonato no começo do ano, concorda com essas regras”.

“Nós protestamos porque queríamos clareza mais do que qualquer outra coisa. Falamos muito sobre cortar custos. Passamos três horas na sexta-feira (em uma reunião dos chefes de equipe) discutindo os testes durante a temporada e tentando encontrar uma solução, e parece que uma equipe já fez uma quilometragem significativa”.

Horner revelou que sua equipe tomou conhecimento do teste da Mercedes e Pirelli depois que ele foi mencionado em uma reunião da Associação dos Pilotos em Mônaco na sexta-feira. Ele disse que ficou surpreso com o fato de as outras equipes não terem sido informadas sobre o teste de 1000 quilômetros em Barcelona.

“É incrível que ninguém soubesse que um carro atual com pilotos atuais estava andando na pista de Barcelona”, afirmou ele. “Isso só foi descoberto na sexta”.

Apesar de a Mercedes alegar que havia recebido autorização da FIA para usar seu carro de 2013 no teste, Horner disse que o assunto na verdade exige aprovação unânime das equipes, já que viola as regras.

“Até onde sabemos, o regulamento é claro. Está bastante claro o que você pode e não pode fazer. Posso entender por que a Pirelli iria querer fazer o teste, e por que a FIA poderia favorecê-lo. Mas há um processo que não foi seguido, porque, teoricamente, não há uma mudança no regulamento”.

“O consentimento de todas as competidoras deveria ter sido buscado, o que não aconteceu, para uma equipe conduzir um teste de pneus com um carro atual, com pilotos atuais, em um circuito atual com pneus que estariam no próximo GP”.

Ele também minimizou as sugestões da Mercedes de que o teste não trouxe nenhum benefício porque a maior parte do trabalho foi feita nos pneus de 2014.

“Sempre que você anda com estes carros, aprende alguma coisa. Aprende sobre confiabilidade, o lado mecânico do carro e como ele se comporta. Os pilotos também aprendem. Portanto, é difícil acreditar na alegação da Mercedes de que eles não se beneficiaram com o teste”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.