F1 – Histórias de algumas das 150 poles da McLaren

domingo, 29 de julho de 2012 às 0:24
Lewis Hamilton - McLaren - Hungria 2012
Lewis Hamilton crava a 150ª pole da McLaren – Hungria 2012

Com a pole de Lewis Hamilton na Hungria, a equipe McLaren comemorou a expressiva marca de 150 pole positions conquistadas em sua história. Veja como alguns de seus principais membros responderam a pergunta: Você se lembra de sua primeira vez?

Martin Whitmarsh – Chefe da equipe
“Eu entrei na McLaren em 1989, e minha primeira corrida com a equipe foi em 1990. Foi no GP dos EUA, em Phoenix, um lugar incomum para realizar uma corrida de Formula 1 -, mas foi um evento de muito sucesso para a equipe. Gerhard Berger conquistou a pole position em sua estreia na McLaren, superando Ayrton Senna – o que foi uma grande conquista. No entanto, Ayrton partiu para a vitória, após um duelo memorável com Jean Alesi na Tyrrell de nariz fininho. Foi uma corrida muito boa para iniciar minha carreira na McLaren!”

Jonathan Neale – Diretor-gerente
“Foi em 2001 no GP de San Marino. Eu tinha chegado recentemente e estávamos colocando a Ferrari sob muita pressão para manter o seu domínio. David [Coulthard] havia vencido no Brasil duas semanas antes e estávamos otimistas para Imola. David conseguiu a pole position e liderou uma primeira fila totalmente da McLaren-Mercedes com Mika [Hakkinen] em segundo. Ralf Schumacher conquistou sua primeira vitória em GPs no domingo e só conseguimos um segundo com David e um quarto com Mika na corrida, mas aqueles foram tempos excitantes para mim.”

Tim Goss – Diretor de engenharia
“Eu entrei na McLaren Racing em 6 de junho de 1990, por isso a minha primeira corrida como um membro da equipe foi o GP do Canadá de 1990. Aqueles foram dias fantásticos para a equipe: Ayrton colocou o MP4-5B na pole e Gerhard fez o segundo tempo. Foi uma corrida bastante caótica no molhado vencida por Ayrton. Eu não me lembro muito bem daqueles primeiros dias, mas eu quase certamente assisti a corrida da fábrica, como eu costumava fazer naquela época.”

Paddy Lowe – Diretor técnico
“A primeira pole position depois que eu cheguei à McLaren em junho de 1993 foi na última corrida do ano, em Adelaide, Austrália. Após um ano difícil, aquela foi a única pole da McLaren e de Ayrton na temporada. Claro, também foi a última vitória de Ayrton na F1.”

“O significado para mim foi que eu tinha chegado à McLaren vindo da Williams e tive a sorte de ter conseguido identificar e desenvolver alguns ganhos imediatos de desempenho. Liderei uma equipe de desenvolvimento de um sistema de freio assistido com ganhos até um segundo por volta . Apesar de saber que o sistema seria banido para 1994, o colocamos no carro para as últimas três corridas, marcando uma vitória em Suzuka e pole e vitória na Austrália.”

“Eu ainda me sinto muito privilegiado e orgulhoso por ter trabalhado com Ayrton, mesmo que tão brevemente, e ainda ter contribuído para sua última pole e vitória.”

Neil Oatley – Diretor de programas de desenho e desenvolvimento
“Minha primeira pole na McLaren foi também a primeira da McLaren em GPs. Eu a assisti das arquibancadas na Curva Paddock Hill como um jovem estudante que foi de bicicleta para Brands Hatch para assistir a corrida dos campeões de 1968!”

“Naquele dia a honra foi de Bruce McLaren – mas foi seguido, algumas semanas depois, por Denny Hulme ganhando a corrida Daily Express em Silverstone, e Bruce levando a equipe a primeira vitória na Fórmula 1 em Spa. Uma época emocionante para a equipe.”

“Minha primeira pole na McLaren como membro da equipe foi em 1988, quando fizemos 15 das 16 poles. Como engenheiro de corrida de Alain Prost só conseguimos duas delas – em Paul Ricard e no Estoril -, mas a de Portugal foi particularmente memorável.”

“Por alguma razão, Ayrton talvez estivesse um pouco fora de forma e Alain fez uma volta muito impressionante no sábado antes de metade do treino. Depois, ele pulou para fora do carro e desapareceu dentro do caminhão, saindo cinco minutos mais tarde ‘a paisana’ e começou a atravessar o pitwall falando comigo.”

“Todo o tempo ele ficou olhando diretamente para a garagem de Ayrton, como parte de jogos mentais. Era exatamente o tipo de situação que Ayrton teve problemas para lidar. E tudo transbordou no dia da corrida, quando eles desceram a reta lado a lado no início da corrida. Foram tempos inesquecíveis.”

Philip Prew – Chefe da engenharia de corrida
“Eu cheguei à equipe em dezembro de 1997, portanto minha primeira corrida foi a de abertura da temporada de 1998 como engenheiro assistente de corrida, trabalhando com Mika Hakkinen, em Melbourne.”

“Depois de uma série de testes encorajadores de inverno, sabíamos que o MP4-13 tinha um bom ritmo, mas a margem que conquistamos sobre os rivais, talvez tenha sido maior do que esperavamos: estávamos 0.7s mais rápidos que a Ferrari de Michael Schumacher.”

“Mika tirou a pole de David [Coulthard] e, apesar de alguma falta de comunicação entre os pilotos, a corrida também foi excepcional. Ambos os nossos carros colocaram uma volta em todo o resto (Foi quando Ron Dennis disse a famosa frase antes da corrida: ‘Venceremos com uma volta de vantagem’).

“Sendo minha primeira corrida, eu achei bem fácil! No entanto, venho tentando desenvolver um carro com aquele ritmo dominante desde então…”

Dave Robson – Engenheiro de corrida de Jenson Button
A primeira vez que um carro que eu trabalhei diretamente fez a pole foi em Silverstone em 2008. Foi Heikki Kovalainen, ao volante do MP4-23.

“No Q1 ele dominou os tempos, terminando 0.3s à frente de Lewis. No Q2, ele continuou forçando. À medida que preparávamos o carro para o Q3, nós pensamos que eventualmente teríamos uma chance para fazer a pole, mas esperávamos que Lewis – na frente de sua torcida – fosse excepcionalmente rápido.”

“Como isso aconteceu, com o combustível a bordo apenas marginalmente menos do que Lewis, Heikki cravou a pole com mais de 0.5s de vantagem, sendo o mais rápido  em todos os setores. Poderíamos ter colocado combustível para mais seis voltas e ainda assim ter feito a pole.”

“Foi uma volta incrível e um grande exemplo de piloto e carro em perfeita harmonia. Heikki comentou depois que ele não achou que a volta tivesse sido tão rápida – mas isto aconteceu simplesmente porque ele guiou de maneira impecável e o carro respondeu perfeitamente a cada um de seus comandos. Um feito fantástico e um sentimento maravilhoso.”

Andy Latham – Engenheiro de corrida de Lewis Hamilton
“Minha primeira pole de um carro que trabalhei foi quando eu era engenheiro assistente do carro de Kimi Raikkonen em 2005, no GP de San Marino.”

“Naquela época, a classificação era um agregado de baixo e alto combustível. Depois do Q1, estava muito apertado entre nós e Fernando Alonso. Com combustível de corrida, Kimi depois foi 0.5s mais rápido, então eu me lembro que nos sentimos muito confiantes para a corrida. Infelizmente, uma falha de acionamento na oitava volta acabou com nossas esperanças de maneira abrupta.”

“Minha primeira pole como engenheiro de corrida foi em Montreal, em 2010, com Lewis. Ele foi o mais rápido em cada sessão de classificação e provou novamente o quanto ele gosta do circuito do Canadá. Lembro-me de haver alguma discussão depois da classificação sobre quanto tempo os pneus durariam, já que tínhamos nos classificado usando o pneu opcional, enquanto a Red Bull, logo atrás de nós, tinha escolhido o principal.”

“Uma noite nervosa foi seguida por uma grande corrida de Lewis, que ultrapassou Fernando Alonso no segundo stint e liderou o resto da corrida”

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.