F1 – Hamilton vence em Monza e assume a liderança do campeonato

domingo, 3 de setembro de 2017 às 10:31
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton teve uma performance dominante para vencer o GP da Itália e assumir a liderança do campeonato mundial de Fórmula 1 pela primeira vez nesta temporada.

O piloto da Mercedes controlou tranquilamente a prova, cruzando a linha de chegada 4.4s à frente de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, com o rival Sebastian Vettel (Ferrari) em terceiro, 36.3s atrás do líder.

Foi a sexta vitória de Hamilton nesta temporada, resultado que lhe dá uma vantagem de três pontos sobre Vettel no campeonato de pilotos.

Hamilton largou bem da pole, cruzando a pista para se defender de Lance Stroll e mantendo a ponta na curva 1. Esteban Ocon, que largava em terceiro, conseguiu passar Stroll por fora e subir para segundo.

Mais atrás, Bottas tocou rodas com Kimi Raikkonen na primeira chicane, mas eventualmente tomou a quarta colocação de seu compatriota. Raikkonen deu o troco na segunda chicane, mas Bottas colocou por fora na saída da Parabolica para recuperar a posição.

Na terceira volta, Bottas tirou o terceiro lugar de Stroll antes de superar Ocon na passagem posterior, subindo para segundo antes de iniciar sua perseguição a Hamilton. O finlandês reduziu a diferença, mas não ficou a menos de 2s e acabou garantindo a terceira dobradinha da Mercedes no ano.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez uma prova de recuperação impressionante após largar em 16º, fazendo um trecho bastante longo com os pneus macios que lhe permitiu assumir a liderança.

Ricciardo saiu com os supermacios depois de sua única parada e fez uma excelente manobra sobre Raikkonen na batalha pelo quarto lugar. Em seguida, ele começou a perseguir Vettel e tirou uma boa diferença em relação ao piloto da Ferrari, mas não teve tempo para tentar uma ultrapassagem.

No início da prova, Raikkonen, que reclamou de um problema na traseira de seu carro, havia parado cedo na tentativa de superar Ocon e Stroll. Ele teve um sucesso parcial, já que o pit-stop de Stroll demorou por causa da troca lenta do pneu traseiro esquerdo.

Entretanto, ele teve de passar Ocon na pista, lançando um ataque antes da primeira chicane para tomar a posição e seguindo em frente para chegar em quinto.

Stroll pressionou Ocon nos estágios finais, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de se defender do forte ataque de seu companheiro de equipe Felipe Massa para assegurar a sétima colocação, com Sergio Perez em nono.

Massa sobreviveu a um toque com Perez e Max Verstappen no início da prova. Verstappen ficou furioso com o brasileiro quando eles colidiram na curva 1. O toque furou o pneu dianteiro direito da Red Bull e deixou o holandês no final do pelotão.

Contudo, Verstappen se recuperou para marcar o último ponto em 10º, mas só depois de um toque com Kevin Magnussen na entrada da segunda chicane logo após ultrapassar o piloto da Haas no início da volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 53 1h15m32.310s
2 Valtteri Bottas Mercedes 53 4.471s
3 Sebastian Vettel Ferrari 53 36.317s
4 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 53 40.335s
5 Kimi Raikkonen Ferrari 53 1m00.082s
6 Esteban Ocon Force India/Mercedes 53 1m11.528s
7 Lance Stroll Williams/Mercedes 53 1m14.156s
8 Felipe Massa Williams/Mercedes 53 1m14.834s
9 Sergio Perez Force India/Mercedes 53 1m15.276s
10 Max Verstappen Red Bull/Renault 52 1 volta
11 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 52 1 volta
12 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 52 1 volta
13 Nico Hulkenberg Renault 52 1 volta
14 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 52 1 volta
15 Romain Grosjean Haas/Ferrari 52 1 volta
16 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 51 2 voltas
17 Fernando Alonso McLaren/Honda 50 3 voltas
18 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 49 4 voltas
19 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 33 abandono
20 Jolyon Palmer Renault 29 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.