F1 – Hamilton vence com tranquilidade em Silverstone

domingo, 6 de julho de 2014 às 11:35

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton reduziu sua diferença para Nico Rosberg na pontuação do campeonato mundial de Fórmula 1 ao vencer o GP da Inglaterra em Silverstone.

Rosberg liderou metade da corrida até que um problema na caixa de câmbio o forçou a abandonar pela primeira vez nesta temporada. Hamilton aproveitou para vencer seu GP em casa, reduzindo a vantagem de seu companheiro de equipe na Mercedes para apenas quatro pontos.

As coisas pareciam boas para Rosberg, que largou bem da pole position para assumir a ponta, ao contrário de Sebastian Vettel, que caiu para quarto, atrás das McLarens de Jenson Button e Kevin Magnussen.

Hamilton também largou bem da terceira fila, superando a Force India de Nico Hulkenberg e ultrapassando Vettel por fora na Village para assumir o quarto lugar, inclusive tocando rodas com o atual campeão mundial.

Apenas cinco curvas haviam sido percorridas quando Kimi Raikkonen bateu forte na reta Wellington e interrompeu a prova. O finlandês perdeu o controle de sua Ferrari em uma ondulação quando retornou à pista após perder o traçado na Aintree e atingiu a barreira do lado direito.

A Williams de Felipe Massa também sofreu danos sérios ao tocar na Ferrari quando o brasileiro tentou tomar uma ação evasiva. Raikkonen reclamou de dores no tornozelo depois de sair do carro, enquanto Massa abandonou devido aos danos na suspensão.

O F14 T fora de controle de Raikkonen também danificou a Caterham de Kamui Kobayashi, que estava imediatamente à frente de Massa.

A corrida recomeçou atrás do safety car após um longo atraso para reparar a barreira danificada. Rosberg abriu vantagem na relargada, enquanto Hamilton trabalhava para passar as duas McLarens. O campeão mundial de 2008 deixou Magnussen para trás quando o dinamarquês espalhou na Copse na terceira volta, e superou Button na Brooklands na passagem seguinte.

Rosberg já havia construído uma vantagem de quatro segundos e parecia confortável até os estágios finais do primeiro trecho, quando Hamilton começou a atacar.

O britânico estava tentando bater seu companheiro com uma estratégia alternativa, ficando mais tempo na pista com o pneu médio e colocando o duro para seu segundo trecho, mas a estratégia deixou de ter importância quando um problema cada vez pior na caixa de câmbio provocou o abandono de Rosberg depois de seu primeiro pit-stop.

Assim, Hamilton ficou livre para conquistar uma vitória confortável com 28.9s de vantagem sobre a Williams de Valtteri Bottas, que teve uma atuação impecável para terminar em segundo após largar em 14º.

Daniel Ricciardo – que largou em oitavo – e Button executaram com sucesso estratégias de uma parada para terminar em terceiro e quarto, à frente de uma acirrada batalha entre Vettel e Fernando Alonso – que recebeu uma punição de cinco segundos por largar fora de posição – pela quinta colocação nos estágios finais da corrida.

Ambos os campeões reclamaram um do outro sobre exceder os limites da pista e pilotar injustamente, mas Vettel – que fez duas paradas contra uma de Alonso e tinha pneus mais novos – eventualmente levou a melhor ao mergulhar por dentro na saída da Luffield e completar a manobra na Copse.

Magnussen foi derrotado tanto por Alonso quanto por Vettel em batalhas na pista, e terminou atrás deles em sétimo. Hulkenberg marcou quatro pontos com o oitavo lugar, com os pilotos da Toro Rosso – Daniil Kvyat e Jean-Eric Vergne – completando a zona de pontuação.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo Grid
1 Lewis Hamilton Mercedes 52 2h26m52.094s 6
2 Valtteri Bottas Williams-Mercedes 52 +30.1 s 14
3 Daniel Ricciardo Red Bull Racing-Renault 52 +46.4 s 8
4 Jenson Button McLaren-Mercedes 52 +47.3 s 3
5 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 52 +53.8 s 2
6 Fernando Alonso Ferrari 52 +59.9 s 16
7 Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 52 +62.5 s 5
8 Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 52 +88.6 s 4
9 Daniil Kvyat STR-Renault 52 +89.3 s 9
10 Jean-Eric Vergne STR-Renault 51 +1 volta 10
11 Sergio Perez Force India-Mercedes 51 +1 volta 7
12 Romain Grosjean Lotus-Renault 51 +1 volta 11
13 Adrian Sutil Sauber-Ferrari 51 +1 volta 13
14 Jules Bianchi Marussia-Ferrari 51 +1 volta 12
15 Kamui Kobayashi Caterham-Renault 50 +2 voltas 22
16 Max Chilton Marussia-Ferrari 50 +2 voltas 17
17 Pastor Maldonado Lotus-Renault 49 +3 voltas 20
18 Nico Rosberg Mercedes 28 +24 voltas 1
19 Marcus Ericsson Caterham-Renault 11 +41 voltas 21
20 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 9 +43 voltas 19
21 Felipe Massa Williams-Mercedes 0 acidente 15
22 Kimi Raikkonen Ferrari 0 acidente 18

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.