F1 – Hamilton vence após abandono de Vettel em Abu Dhabi

domingo, 13 de novembro de 2011 às 14:36

F111-hamilton-abu-dhabi-sabado615
Lewis Hamilton conquistou sua terceira vitória da temporada no GP de Abu Dhabi, disputado neste domingo no circuito de Yas Marina.

O piloto da McLaren foi beneficiado pelo surpreendente abandono do bicampeão mundial e pole position Sebastian Vettel, da Red Bull, devido a um aparente furo no pneu traseiro direito na segunda curva da corrida.

Fernando Alonso chegou em segundo após uma prova sólida com a Ferrari, e Jenson Button (McLaren) completou o pódio, ganhando o terceiro lugar na última volta quando Mark Webber (Red Bull) parou pela terceira vez para trocar os pneus.

Webber ainda terminou em quarto, à frente de Felipe Massa (Ferrari). Nico Rosberg e Michael Schumacher, da Mercedes, chegaram em sexto e sétimo, seguidos por Adrian Sutil e Paul di Resta, da Force India, e por Kamui Kobayashi (Sauber).

Vettel largou bem, mas sua liderança durou apenas alguns segundos, já que seu pneu traseiro direito furou e o fez perder o controle e rodar logo na segunda curva. O bicampeão mundial caiu para último e retornou lentamente aos boxes, abandonando em seguida devido aos danos.

Com isso, Hamilton ganhou de presente uma liderança relativamente tranquila, enquanto Button e Alonso se envolviam em uma disputa acirrada pela segunda colocação, onde o piloto da Ferrari acabou levando a melhor. Button não tinha um bom rendimento e foi pressionado também por Webber, que chegou a ultrapassar na quarta volta, mas tomou o troco imediato em uma das zonas do DRS.

Massa vinha em quinto, à frente dos pilotos da Mercedes, que também tiveram uma boa disputa pelo sexto lugar na volta inaugural, com vantagem para Rosberg. Com dez voltas completadas, Schumacher começou a ser pressionado por Sutil. Lutando bastante pela nona posição, Di Resta e Sebastien Buemi fechavam os dez primeiros. O suíço da Toro Rosso ganhou o duelo na volta 15.

Nessa mesma volta, a briga entre Button e Webber voltou a esquentar. O australiano ultrapassou, mas novamente levou o troco depois de algumas curvas lado a lado com o rival. Porém, Webber se atrasou em sua primeira parada e caiu para quinto, atrás de Massa. As posições principais restantes não se alteraram após os primeiros pit-stops, com exceção do abandono de Buemi com problemas no carro.

No segundo trecho, a luta pelo terceiro lugar foi a maior atração. Massa se aproximava de Button e Webber chegava no brasileiro. Andando forte, o piloto da Red Bull colou no rival e usou a primeira zona do DRS para ultrapassar, mas pela terceira vez na prova, voltou a perder a posição na segunda zona. Na 36ª volta, Webber iniciou a segunda rodada de paradas.

Hamilton e Massa permaneceram na pista por mais algum tempo, entrando na volta 41. Na passagem seguinte, Webber, o único entre os pilotos de ponta a adotar uma estratégia de três pit-stops, passou Button para ganhar o quarto lugar, enquanto Alonso continuou por mais duas voltas, andando no limite para tentar superar Hamilton, o que não aconteceu.

Rosberg foi o último a fazer sua segunda parada, na 49ª volta. Quase ao mesmo tempo, Massa perdeu o controle e rodou, o que acabou com suas chances de superar Webber no terceiro pit-stop do australiano, realizado na última passagem. Assim, Button garantiu o terceiro degrau do pódio.

Classificação da prova:

1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h37:11.886
2. Alonso Ferrari + 8.457
3. Button McLaren-Mercedes + 25.881
4. Webber Red Bull-Renault + 35.784
5. Massa Ferrari + 50.578
6. Rosberg Mercedes + 52.317
7. Schumacher Mercedes + 1:15.900
8. Sutil Force India-Mercedes + 1:17.100
9. Di Resta Force India-Mercedes + 1:40.000
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
11. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
12. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
13. Petrov Renault + 1 volta
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 volta
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
16. Senna Renault + 1 volta
17. Kovalainen Lotus-Renault + 1 volta
18. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas
19. Glock Virgin-Cosworth + 2 voltas
20. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 voltas

Abandonos:

Ricciardo HRT-Cosworth 49 voltas
Buemi Toro Rosso-Ferrari 19 voltas
D’Ambrosio Virgin-Cosworth 18 voltas
Vettel Red Bull-Renault 1 volta

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.