F1 – Hamilton: Leclerc é o novo #1 da Ferrari

Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Lewis Hamilton disse à agência de notícias Reuters, que acredita que Charles Leclerc usurpou a posição de #1 da Ferrari do quatro vezes campeão mundial Sebastian Vettel.

As tensões entre o monegasco de 21 anos e o alemão de 32 anos continuaram na Rússia duas semanas atrás, quando Vettel pareceu ignorar um pacto antes da corrida para devolver a liderança a Leclerc após a largada.

“É uma dinâmica interessante que eles têm por lá”, disse Hamilton a repórteres antes do GP do Japão, que pode coroar sua equipe Mercedes como campeã dos construtores pela sexta temporada consecutiva.

“Seb era o número um. Agora, claramente não é mais.”

“Do ponto de vista potencial, a perspectiva … (a Ferrari está) tentando levantar Charles”, acrescentou o britânico, que lidera o companheiro de equipe Valtteri Bottas em 73 pontos, faltando cinco corridas pata talvez conquistar seu sexto título.

A Ferrari tem há muito tempo um #1 óbvio e um #2 dois, com Eddie Irvine e Rubens Barrichello desempenhando o papel de coadjuvante de Michael Schumacher, que se aposentou com sete campeonatos. Depois Alonso foi o #1 até sair da equipe.

Vettel, que ingressou na equipe italiana em 2015 na esperança de imitar o herói da infância Schumacher, teve o papel de #1 até esta temporada.

Leclerc, um jovem ambicioso ainda em seu primeiro ano na Ferrari e apenas no segundo de Formula 1, virou a maré.

O monegasco entregou à Ferrari sua primeira vitória de um ano difícil na Bélgica no final de agosto e a seguiu uma semana depois com a primeira vitória em casa da equipe desde 2010 no GP da Itália.

Ele conquistou quatro posições consecutivas na pole, o primeiro piloto da Ferrari desde Schumacher a fazer isso, e vem superando Vettel por nove classificações consecutivas.

Vettel venceu em Cingapura e, à medida que a Ferrari cresceu mais ao seu gosto, começou a mostrar o velho fogo e flashes que o levaram a quatro títulos consecutivos entre 2010 e 2013 na Red Bull.

Hamilton, que tirou o status de #1 do na época bicampeão mundial Fernando Alonso quando era companheiro de equipe na McLaren, no ano de estreia do britânico em 2007, disse que sabia como era entrar e abalar uma estrela estabelecida.

“Eu entendo bem isso”, disse Hamilton. “Quando você chega, você quer ter a mesma oportunidade.”

“Mas há pilotos que sempre desejaram esse status de #1, é mais fácil para eles. Eu gosto de conquistar isso, começando em igualdade de condições.”

“Se você já sabe que é o número dois, você fica meio que derrotado”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.