F1 – Hamilton fala pela primeira vez sobre sua mudança para a Mercedes

quarta-feira, 3 de outubro de 2012 às 21:04
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

 

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Lewis Hamilton insiste que a sua mudança para a Mercedes não foi uma aposta de risco, apesar de admitir que não deve lutar pelo título da Formula 1 em 2013.

Hamilton vai deixar a McLaren depois de uma parceria de 14 anos para se juntar à marca alemã em um contrato de três anos, que começa em 2013.

Enquanto a McLaren venceu 16 corridas nas últimas três temporadas, incluindo três das últimas quatro, a Mercedes tem apenas a vitória de Nico Rosberg na China no início deste ano durante o mesmo período.

A remodelação dos pilotos, com a contratação de Sergio Perez para assumir o assento de Hamilton na McLaren, e Michael Schumacher sendo demitido da Mercedes, é o assunto principal do paddock, antes deste fim de semana do GP do Japão em Suzuka.

Há muitas pessoas questionando a decisão de Hamilton de sair de uma equipe com pedigree vencedor comprovado, e ir para outra que vem lutando para entrar na disputa do primeiro pelotão.

Mas, quando perguntado se ele tinha feito uma aposta de risco em se juntar à Mercedes a partir de 2013, Hamilton disse: “Não, realmente não.”

“Eu tive uma carreira maravilhosa na McLaren. Assinei com eles quando tinha 13 anos e tive uma jornada incrível com eles.”

“Mas no final eu tive duas ofertas sobre a mesa, que eram muito semelhantes, mas uma era muito mais emocionante. É apenas um desafio.”

“Eu poderia ficar no ótimo carro que tenho, no qual trabalhei muito duro para ajudar a desenvolver com a equipe, ou ir para um carro que não está tão bem desenvolvido e ajudá-los.”

Ele acrescentou: “Sem dúvida, foi uma das decisões mais difíceis que enfrentei na minha vida até agora.”

“Mas muitos outros pilotos, um monte de grandes nomes – (Alain) Prost e (Ayrton) Senna por exemplo, trabalharam com várias equipes.”

“Eu não lembro de alguém que ficou na mesma equipe toda a sua carreira (o duas vezes campeão mundial em 1963 e 1965, Jim Clark, passou toda sua carreira na Lotus).”

“Faz algum tempo que venho pensando no que fazer com o meu futuro, onde quero ir. É fácil ficar no mesmo lugar, mas em outro lugar e tendo um novo desafio às vezes é talvez ainda mais emocionante.”

Parte da atração da mudança de Hamilton é para provar que ele pode continuar a florescer sem a proteção e orientação que recebeu da McLaren desde sua adolescência.

A chance em tentar moldar uma equipe para torná-la vencedora de títulos, como Schumacher conseguiu tão brilhantemente durante seu tempo na Ferrari, assim como um aumento da liberdade sobre os direitos de imagem de Hamilton, foram bons demais para ele e a empresa que cuida de sua carreira, a XIX Entertainment, recusarem.

Entende-se que a Mercedes contratou Hamilton, porque esperam dar um grande passo em desempenho quando o regulamento dos novos motores for introduzido em 2014.

E Hamilton admitiu que está olhando para o longo prazo para fazer um sucesso regular com as Flechas de Prata.

Perguntado se ele achava que poderia lutar pelo título em 2013, Hamilton disse: “Não, eu estou plenamente consciente que o carro no momento não é vencedor.”

“O carro que eu estou agora é um carro que eu desenvolvi. No próximo ano será uma evolução do carro que eu ajudei a desenvolver (na McLaren) e que vai ser um candidato ao título.”

“Mas nós (Mercedes) vamos trabalhar muito, muito duro para ter um ano melhor no próximo ano, mas isso leva tempo. As coisas não mudam do dia para a noite. Acho que o foco é mais a longo prazo.”

“Se eu puder ajudá-los a progredir, se conseguirmos algumas vitórias, e se eventualmente ganharmos o campeonato do mundo, vai ser uma sensação incrível para todos nós.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.