F1 – Hamilton encerra temporada com vitória em Abu Dhabi

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton encerrou a temporada de seu pentacampeonato mundial na Fórmula 1 dominando o GP de Abu Dhabi, que teve um dramático acidente de Nico Hulkenberg na primeira volta.

Hamilton fez o segundo stint mais longo entre todos os pilotos após parar durante um período de safety car virtual no começo da prova, mas se manteve confortavelmente à frente de Sebastian Vettel até o fim.

Max Verstappen superou um susto inicial com seu motor e resistiu à pressão de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo para terminar em terceiro, impedindo o australiano de subir ao pódio em sua despedida da Red Bull.

Largando na pole, Hamilton manteve sua vantagem, mas a prova foi neutralizada depois de apenas meia volta devido ao acidente de Hulkenberg.

O piloto da Renault atacou Romain Grosjean na curva 9, mas o francês se segurou por fora quando foi empurrado pelo rival. Hulkenberg tentou fazer o traçado normal na curva à direita imediatamente a seguir e foi atingido pela roda dianteira esquerda de Grosjean.

O carro do alemão capotou, parou de cabeça para baixo na barreira externa e se incendiou brevemente. Hulkenberg não sofreu ferimentos, mas precisou aguardar os fiscais desvirarem o carro para sair.

Hamilton relargou bem e manteve a liderança, mas fez seu pit-stop já na sétima volta quando a Ferrari de Kimi Raikkonen apagou na saída da última curva e parou na linha de chegada, provocando um safety car virtual.

Valtteri Bottas entrou nove voltas após seu companheiro de equipe e retornou nove segundos atrás. Ele reduziu um pouco a diferença, mas acabou perdendo a segunda posição por causa de problemas nas freadas.

Uma travada na curva 5 permitiu a ultrapassagem de Vettel na volta 35; pouco tempo depois, um erro menor no mesmo ponto deixou Verstappen pegar o vácuo na segunda reta oposta e passá-lo na chicane com um ligeiro toque de rodas.

Na passagem posterior, Bottas perdeu outra posição para Ricciardo, que havia liderado por algum tempo após estender seu primeiro stint até a volta 33, e a Mercedes decidiu trocar os pneus do finlandês depois de ver um possível problema devido ao toque com Verstappen.

Os problemas de Bottas liberaram Vettel para atacar Hamilton; ele baixou a diferença para 2.5s na bandeirada, mas nunca se aproximou o suficiente para incomodar o líder. Foi o 11ª triunfo do britânico na temporada, igualando seu recorde em um único ano.

Resistindo à pressão de Ricciardo na disputa pelo terceiro lugar, Verstappen conseguiu superar Bottas e terminar o campeonato de pilotos em quarto. Bottas encerrou sua temporada sem vitórias com um distante quinto lugar.

Carlos Sainz se despediu da Renault sendo o melhor do resto, à frente de Charles Leclerc (Sauber) e Sergio Perez (Racing Point Force India). Grosjean e Kevin Magnussen, da Haas, completaram os 10 primeiros.

Fernando Alonso (McLaren) ficou fora dos 10 primeiros em sua provável despedida da F1. Ele recebeu duas punições de cinco segundos no final por exceder os limites da pista quando cortou a chicane da reta oposta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 55 1h39m40.382s
2 Sebastian Vettel Ferrari 55 2.581s
3 Max Verstappen Red Bull/Renault 55 12.706s
4 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 55 15.379s
5 Valtteri Bottas Mercedes 55 47.957s
6 Carlos Sainz Renault 55 1m12.548s
7 Charles Leclerc Sauber/Ferrari 55 1m30.789s
8 Sergio Perez Force India/Mercedes 55 1m31.275s
9 Romain Grosjean Haas/Ferrari 54 1 volta
10 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 54 1 volta
11 Fernando Alonso McLaren/Renault 54 1 volta
12 Brendon Hartley Toro Rosso/Honda 54 1 volta
13 Lance Stroll Williams/Mercedes 54 1 volta
14 Stoffel Vandoorne McLaren/Renault 54 1 volta
15 Sergey Sirotkin Williams/Mercedes 54 1 volta
16 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 46 abandono
17 Esteban Ocon Force India/Mercedes 44 abandono
18 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 24 abandono
19 Kimi Raikkonen Ferrari 6 abandono
20 Nico Hulkenberg Renault 0 colisão

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.