F1 – Hamilton conquista primeira vitória da temporada em Mônaco

domingo, 29 de maio de 2016 às 11:05
Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo

Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo

Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória na temporada 2016 da Fórmula 1 após um problema no pit-stop de Daniel Ricciardo em um chuvoso e empolgante GP de Mônaco.

O atual campeão mundial da Mercedes terminou sete segundos à frente do pole position da Red Bull, com Sergio Perez (Force India) completando o pódio.

A chuva da noite continuou pela manhã em Mônaco, tornando as condições tão traiçoeiras que a prova começou com o safety car pela primeira vez em sua história.

Depois de sete voltas, o safety car saiu – momentos antes, Hamilton havia dito no rádio que as condições estavam suficientemente boas para a ação começar – e Ricciardo manteve a liderança, seguido por Nico Rosberg e Hamilton.

Ficou claro que Hamilton era o piloto mais rápido da Mercedes, com Rosberg enfrentando dificuldades com a temperatura dos freios, então a equipe instruiu o alemão a abrir passagem.

Hamilton começou a perseguir Ricciardo, e apesar do circuito estar secando, ele decidiu continuar com os pneus de chuva quando Ricciardo parou para colocar os intermediários e herdou a ponta.

Ricciardo alcançou Hamilton rapidamente e retomou o primeiro lugar quando o britânico fez seu pit-stop para colocar os ultramacios no final da volta 31 de 78.

O australiano entrou na passagem seguinte, mas devido a uma falha de comunicação, os pneus não estavam prontos quando ele chegou. A equipe eventualmente colocou os supermacios, mas a perda de tempo permitiu que Hamilton assumisse a liderança.

Ricciardo se aproximou de Hamilton no túnel, com o piloto da Mercedes cortando a chicane e então bloqueando agressivamente seu rival antes da curva Tabac. Ricciardo agitou seus braços em frustração, mas os comissários decidiram não tomar nenhuma atitude após investigarem o incidente.

Hamilton suportou a pressão de Ricciardo para assegurar a 44ª vitória de sua carreira e a primeira desde que conquistou seu terceiro título no GP dos Estados Unidos do ano passado.

Perez subiu para terceiro com trocas de pneus nos momentos certos e resistiu à forte pressão de Sebastian Vettel (Ferrari), dando à Force India seu primeiro pódio em 2016.

O companheiro de equipe de Vettel, Kimi Raikkonen, abandonou no início quando bateu na Loews, bloqueando Romain Grosjean na tentativa de retornar e parando na saída do túnel com sua asa dianteira presa embaixo do carro.

Fernando Alonso (McLaren-Honda) chegou em uma excelente quinta posição, e Nico Hulkenberg (Force India) tomou o sexto lugar de um discreto Rosberg na última volta. Com isso, Hamilton reduziu sua desvantagem para Rosberg no campeonato para 24 pontos.

Carlos Sainz (Toro Rosso), Jenson Button (McLaren-Honda) e Felipe Massa completaram os dez primeiros.

A Sauber pediu a Felipe Nasr para ceder sua posição ao companheiro de equipe Marcus Ericsson, mas o brasileiro questionou a decisão. Ericsson então tentou uma ultrapassagem na Rascasse e os dois colidiram, resultado no abandono de ambos.

Max Verstappen (Red Bull), vencedor da etapa anterior na Espanha, ganhou posições até entrar na zona de pontuação após largar dos pits, mas bateu na Massanet – seu terceiro acidente do fim de semana.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h59m29.133s
2 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 7.252s
3 Sergio Perez Force India/Mercedes 13.825s
4 Sebastian Vettel Ferrari 15.846s
5 Fernando Alonso McLaren/Honda 1m25.076s
6 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1m32.999s
7 Nico Rosberg Mercedes 1m33.290s
8 Carlos Sainz Toro Rosso/Ferrari 1 volta
9 Jenson Button McLaren/Honda 1 volta
10 Felipe Massa Williams/Mercedes 1 volta
11 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1 volta
12 Esteban Gutierrez Haas/Ferrari 1 volta
13 Romain Grosjean Haas/Ferrari 2 voltas
14 Pascal Wehrlein Manor/Mercedes 2 voltas
15 Rio Haryanto Manor/Mercedes 2 voltas
16 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari abandono
17 Felipe Nasr Sauber/Ferrari abandono
18 Max Verstappen Red Bull/Renault abandono
19 Kevin Magnussen Renault abandono
20 Daniil Kvyat Toro Rosso/Ferrari abandono
21 Kimi Raikkonen Ferrari abandono
22 Jolyon Palmer Renault abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.