F1 – Hamilton comanda mais uma dobradinha da Mercedes na Inglaterra

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton venceu o GP da Inglaterra após superar Valtteri Bottas com uma estratégia ajudada pelo safety car, enquanto Sebastian Vettel e Max Verstappen se envolveram em um incidente na disputa pelo terceiro lugar.

Hamilton fez um primeiro stint mais longo que seu companheiro de equipe na Mercedes que lhe permitiu fazer apenas um pit-stop e se mostrou crucial quando o safety car entrou depois da parada de Bottas.

Isso deu vantagem a Hamilton na pista e ele venceu tranquilamente, pois Bottas fez um segundo pit-stop no final da prova para colocar o segundo composto obrigatório, tendo usado o médio em seus dois primeiros stints.

Charles Leclerc chegou em terceiro após uma dramática luta pelo último degrau do pódio na qual o piloto da Ferrari teve um duelo épico com Verstappen – que posteriormente foi tirado da pista por Vettel.

Pierre Gasly obteve o melhor resultado de sua carreira na Red Bull em quarto, enquanto Verstappen conseguiu tirar seu carro da caixa de brita e terminou em quinto, com Vettel em 16º depois de precisar de um bico novo e ser penalizado em 10 segundos.

A entrada decisiva do safety car ocorreu quando Antonio Giovinazzi travou as rodas traseiras na entrada da penúltima curva, perdeu o controle e foi para a caixa de brita.

Bottas já havia parado, e com a corrida neutralizada, Hamilton e Vettel fizeram seus pit-stops e retornaram em primeiro e terceiro, respectivamente, sem paradas adicionais planejadas.

Leclerc caiu para sexto em meio às estratégias diversas e tentou atacar Verstappen por fora no último complexo de curvas pouco antes da metade do GP. Os dois tiveram um leve toque de rodas quando Leclerc ficou por dentro na penúltima curva, mas Verstappen manteve a posição mesmo com um passeio pela área de escape.

Leclerc perdeu rendimento depois do incidente não penalizado, enquanto Verstappen tomou a quarta colocação de Gasly, se aproximou de Vettel e iniciou seu ataque em busca do terceiro lugar.

Ele passou a Ferrari por fora na Stowe na volta 37, mas perdeu ligeiramente o traçado e Vettel entrou no seu vácuo no curto trecho até a Vale. Porém, ele posicionou seu carro por dentro, onde não havia espaço, e tentou voltar para fora tarde demais.

Vettel travou as rodas e bateu na traseira de Verstappen, cujo carro chegou a decolar brevemente após passar por cima de uma zebra. Ambos conseguiram continuar, mas o holandês ficou limitado ao quinto lugar e Vettel saiu dos pontos.

A eliminação de Vettel das primeiras colocações permitiu que Carlos Sainz (McLaren) chegasse em sexto, suportando a pressão de Daniel Ricciardo (Renault) em uma acirrada batalha pelas honras de melhor do resto.

Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) executou uma estratégia de um pit-stop para terminar em oitavo, enquanto a parada oportuna de Daniil Kvyat (Toro Rosso) lhe rendeu a nona posição. Nico Hulkenberg (Renault) completou os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 52 1h21m08.452s
2 Valtteri Bottas Mercedes 52 24.928s
3 Charles Leclerc Ferrari 52 30.117s
4 Pierre Gasly Red Bull/Honda 52 34.692s
5 Max Verstappen Red Bull/Honda 52 39.458s
6 Carlos Sainz Jr. McLaren/Renault 52 53.639s
7 Daniel Ricciardo Renault 52 54.401s
8 Kimi Raikkonen Alfa Romeo/Ferrari 52 1m05.540s
9 Daniil Kvyat Toro Rosso/Honda 52 1m06.720s
10 Nico Hulkenberg Renault 52 1m12.733s
11 Lando Norris McLaren/Renault 52 1m14.281s
12 Alexander Albon Toro Rosso/Honda 52 1m15.617s
13 Lance Stroll Racing Point/Mercedes 52 1m21.086s
14 George Russell Williams/Mercedes 51 1 volta
15 Sebastian Vettel Ferrari 51 1 volta
16 Robert Kubica Williams/Mercedes 51 1 volta
17 Sergio Perez Racing Point/Mercedes 51 1 volta
18 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo/Ferrari 18 abandono
19 Romain Grosjean Haas/Ferrari 9 abandono
20 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 6 abandono

Veja Hamilton comemorando com a torcida em Silverstone

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.