F1 – Haas abre protesto contra a Force India

Haas e Force India

A Haas protestou contra a Racing Point Force India antes do GP de Abu Dhabi deste fim de semana, encerramento da temporada 2018 da Fórmula 1.

Haas e Force India foram convocadas para uma reunião com os comissários na manhã desta sexta-feira antes do primeiro treino livre em Yas Marina.

Entende-se que o problema está relacionado ao fato da “nova” Force India estar usando um projeto, o VJM11, construído pela equipe original.

O regulamento da F1 afirma que todas as equipes devem ter os direitos de propriedade intelectual de seu projeto.

A Force India entrou em administração no meio do ano e foi aceita pela FIA como uma nova equipe, portanto a Racing Point Force India continuou utilizando o VJM11.

Haas e Force India não estão lutando por posição no campeonato de construtores, já que a Haas está em quinto com 90 pontos e a Force India em sétimo com 48 após perder seus resultados da primeira metade da temporada.

Entretanto, as duas equipes tiveram conflitos ao longo de todo o ano, começando com as críticas da Force India contra as ligações da Haas com a Ferrari na abertura da temporada na Austrália.

Posteriormente, a Haas questionou o direito da Force India à premiação em dinheiro, já que a equipe agora é de propriedade de outra companhia e foi aceita pela FIA como uma nova competidora.

A Haas acredita que a Force India não deve se qualificar imediatamente para os pagamentos da “Coluna 1” da F1 por ser oficialmente uma equipe nova.

As equipes precisam ficar entre os 10 primeiros em duas de três temporadas para terem direito ao pagamento, e a Haas precisou aguardar e passar por esse processo quando entrou na F1 em 2016 para ter direito ao dinheiro.

A Force India terminou em quarto nas últimas duas temporadas, mas a Racing Point Force India só entrou na F1 no meio de 2018, então teria de esperar até depois de 2019 se a regra fosse aplicada. Contudo, a equipe acha que deve ser isentada dessa exigência porque sua situação foi única.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Abu Dhabi de Formula 1 em 25 de novembro!

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.