F1 – Grosjean: Eau Rouge ainda é capaz de ‘embrulhar’ estômagos

quarta-feira, 24 de agosto de 2016 às 16:18
Eau Rouge em Spa-Francorchamps

Eau Rouge em Spa-Francorchamps

Romain Grosjean diz que as forças exercidas pela famosa curva Eau Rouge em Spa-Francorchamps ainda são capazes de fazê-lo se sentir ‘enjoado’ em um carro de Fórmula 1.

A F1 retorna de suas férias no GP da Bélgica, realizado no histórico circuito de Spa-Francorchamps. O destaque da pista é a curva Eau Rouge, quando, após uma descida, ela vira à esquerda, cruza o rio Eau Rouge antes de subir num aclive íngreme para a direita e deixar os carros numa curva à esquerda – Raidillon – no topo da colina.

A seção Eau Rouge/Raidillon é feita a pleno – gerando uma compressão 1,7G em um carro de F1 – e Grosjean admite que ainda é uma experiência intimidante.

“A primeira vez que você vai a pleno, você se sente enjoado, como se estivesse em uma montanha-russa, porque vai para cima e para baixo”, disse ele. “Você fica pensando, vou fazer isso na corrida? Mas, depois da primeira vez, tudo está bem e simplesmente desfruta das forças G”.

“É certamente uma curva onde você não quer errar. Na classificação com ar limpo é, certamente, muito bom. Por outro lado, na corrida, se consegue um grande vácuo de outro carro, pode ter uma enorme vantagem ao entrar na curva 5”.

No ano passado em Spa, Grosjean conseguiu um pódio com a Lotus contra todas as probabilidades, mas diz que sempre vai para corridas visando um resultado entre os três primeiros.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.