F1 – GP do Japão 2014 – Preview Autoracing

quarta-feira, 1 de outubro de 2014 às 13:50
f1-suzuka-2013

Felipe Massa em Suzuka 2013

Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014
Treino Livre 1     22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014
Treino Livre 2     02:00 – 03:30 (SporTV)
Treino Livre 3     23:00 – 00:00 (SporTV)
Sábado, 04 de Outubro de 2014
Classificação     02:00    (SporTV)
Domingo, 05 de Outubro de 2014
Corrida     03:00       (Globo)

Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 18 dos últimos 19 GPs foram vencidos por campeões mundiais.

Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada. Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.

Freada para a Curva 16 (Chicane)

Velocidade inicial 295 km/h
Velocidade final 89 km/h
Distância de frenagem 123 metros
Tempo de frenagem 2.5 segundos
Desaceleração máxima 4,12 g
Pressão no pedal do freio 112 kg
Potência de frenagem 1512 kw

Pista de Suzuka

Suzuka
pista-suzuka

Tamanho da pista 5.807km
Número de voltas 53
Corrida total 307.471km
Recorde da volta 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005
Volta mais rápida 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006
Velocidade máxima 315 kph
Aceleração plena 70%
Consumo de pneu Alto
Consumo de freio Baixo
Nível de downforce 8/10
Troca de marchas por volta 48
Consumo por volta 1,8 kg (2,8 kg em 2013)
Perda no pit lane 21 segundos
Pneu principal em 2014 Duro
Pneu opcional em 2014 Médio
Zonas de DRS somente 1 na reta do box
Melhor tempo no TL1 em 2013 1’34.157 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL2 em 2013 1’33.852 – Sebastian Vettel
Melhor tempo no TL3 em 2013 1’32.053 – Mark Webber
Pole em 2013 1’30.915 – Mark Webber
Vencedor em 2013 1:26’49.301 – Sebastian Vettel


Últimos resultados em Suzuka

Vitórias
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button
Poles
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Sebastian Vettel
VMR
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button

Previsão do tempo para Suzuka

Sexta-feira
Mínima de 18º e máxima de 27º
Nublado, 20% de possibilidades de chuva pela manhã

Sábado
Mínima de 16º e máxima de 25º
Parcialmente nublado, 10% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 22º
Chuvoso, 95% de possibilidades de chuva

Bolsa de apostas em Londres

Paga x/y apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Pontos VMR
Lewis Hamilton 8/11 4/6 2/9 1/7 5/4
Nico Rosberg 2/1 7/4 1/4 1/7 9/4
Daniel Ricciardo 8/1 12/1 8/11 1/6 10/1
Sebastian Vettel 11/1 14/1 6/4 2/11 10/1
Fernando Alonso 22/1 28/1 5/2 1/7 16/1
Valtteri Bottas 28/1 22/1 9/4 1/5 14/1
Felipe Massa 40/1 28/1 5/1 1/4 16/1
Kimi Raikkonen 80/1 100/1 10/1 2/7 28/1
Jenson Button 150/1 200/1 22/1 4/11 33/1
Kevin Magnussen 200/1 250/1 25/1 1/2 50/1
Nico Hulkenberg 500/1 250/1 40/1 1/2 40/1
Sergio Perez 500/1 300/1 40/1 1/8 40/1
Daniil Kvyat 1000/1 300/1 80/1 10/11 66/1
Jean‐Eric Vergne 1000/1 300/1 80/1 5/6 66/1
Adrian Sutil 2000/1 2000/1 1500/1 11/1 1000/1
Esteban Gutierrez 2000/1 2000/1 1500/1 14/1 1000/1
Pastor Maldonado 2000/1 2000/1 500/1 7/1 250/1
Romain Grosjean 2000/1 2000/1 500/1 6/1 200/1
Jules Bianchi 3000/1 5000/1 3000/1 66/1 2500/1
Kamui Kobayashi 5000/1 5000/1 3000/1 66/1 2500/1
Marcus Ericsson 5000/1 5000/1 3000/1 66/1 2500/1
Max Chilton 5000/1 5000/1 3000/1 66/1 2500/1

 

Pole onboard de Mark Webber em 2013

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.