F1 – GP do Bahrain 2019 – Preview Autoracing

quarta-feira, 27 de março de 2019 às 13:55

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 29 de Março de 2019
Treino Livre 1   08:00 – 09:30 (SporTV)
Treino Livre 2   12:00 – 13:30 (SporTV)
Sábado, 30 de Março de 2019
Treino Livre 3   09:00 – 10:00 (SporTV)
Classificação – 12:00 – 13:00 (SporTV)
Domingo, 31 de Março de 2019
Corrida – 12:10  (Globo)

Pista de Sakhir – Bahrain
O Circuito Internacional do Bahrain (BIC) proporcionou a melhor corrida de 2014 e uma das melhores em 2015. A pista foi a primeira de F1 construída no Oriente Médio. O primeiro GP foi em 2004 e desde lá a pista ganhou reputação de rápida e furiosa. Este ano será o sexto em que a corrida será realizada ao anoitecer, o que significa que a temperatura da pista cai substancialmente durante a prova. Esta característica afeta diretamente o comportamento dos pneus.

O desenho de 5,4 km é essencialmente composto por quatro longas retas. Os carros excedem os 300 km/h em cada uma delas, no final das quais as frenagens chegam a 5Gs, onde a estabilidade do carro e um ERS (sistema de recuperação de energia) sem defeitos, que auxilia o freio eletrônico, é essencial. Boa tração é outra característica importante nesta pista, já que os carros saem das curvas em primeira ou segunda marchas em quatro ocasiões durante a volta.

O setor do meio fornece algumas das curvas mais difíceis. A curva 10 é em descida com inclinação negativa, na qual é fácil bloquear a roda dianteira esquerda. As curvas 11 e 12 são as mais longas do circuito e portanto, um bom equilíbrio do carro é importante para os pilotos conseguirem manter a potência durante o contorno.

O asfalto do BIC é abrasivo, mas a ausência de curvas de alta velocidade com raio longo, faz com que a pista não seja tão agressiva em relação aos pneus. Os compostos serão os duros (C1), médios (C2) e macios (C3), o que dificilmente vai gerar estratégias muito diferentes. O Bahrain é extremamente quente durante o dia, mas a temperatura cai bastante ao anoitecer e ajuda a limitar a degradação térmica dos pneus durante a corrida.

O ponto do DRS na reta principal foi aumentado em 100 metros para ajudar as ultrapassagens em 2018. Até 2017 a asa só poderia ser aberta 270 metros após a última curva. Depois disso passou para 170 metros após a última curva, caso estejam até 1 segundo de distância do piloto da frente. Outro ponto de DRS foi adicionado à pista para esse ano, logo após a curva 3.

São Paulo- Bahrain são 17h40min de voo

São Paulo- Bahrain são 17h40min de voo

Veja as escolhas de compostos de pneus de cada piloto

Freada para a curva 1 

Velocidade inicial 331 km/h
Velocidade final 83 km/h
Desaceleração total 248 km/h
Distância de frenagem 118 metros
Tempo de frenagem 2,40 segundos
Desaceleração máxima 5,5 g
Pressão no pedal do freio 212 kg
Potência de frenagem 3.068 kW

Bahrain  International Circuit

pista-bahrain

Tamanho da pista 5,412 km
Número de voltas 57
Corrida total 308,238 km
Recorde da volta 1’31.477 (213.05 kph) por Pedro de la Rosa, 2005
Volta mais rápida 1’29.257 (217.62 kph) por Mark Webber, 2005
Velocidade máxima 330 kph
Aceleração plena 70%
Consumo de pneu Médio
Consumo de freio Alto
Nível de downforce 07/10
Consumo por volta na corrida Cerca de 1.8 kg (em 2013 foi de 2,5 kg por volta)
Perda no pit lane 17 segundos
Pneus para 2019 C1, C2 e C3
Zonas de DRS 3, na reta do box e depois as curvas 3 e 10
Melhor tempo no TL1 em 2018 1’31.060 – Daniel Ricciardo
Melhor tempo no TL2 em 2018 1’29.817 – Kimi Raikkonen
Melhor tempo no TL3 em 2018 1’29.868 – Kimi Raikkonen
Pole em 2018 1’27.958 – Sebastian Vettel
Vencedor em 2018 1:32’01.940 – Sebastian Vettel
Últimos resultados no Bahrain
Vitórias
2018 Sebastian Vettel
2017 Sebastian Vettel
2016 Nico Rosberg
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2010 Fernando Alonso
Poles
2018 Sebastian Vettel
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Nico Rosberg
2013 Nico Rosberg
2012 Sebastian Vettel
2010 Sebastian Vettel
VMR
2018 Valtteri Bottas
2017 Lewis Hamilton
2016 Nico Rosberg
2015 Kimi Raikkonen
2014 Nico Rosberg
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2010 Fernando Alonso
* Não houve corrida em 2011

Previsão do tempo para Sakhir
Sexta-feira
Mínima de 17º e máxima de 24º
Céu claro, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2

Sábado
Mínima de 19º e máxima de 25º
Parcialmente nublado, 5% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 22º e máxima de 28º
Encoberto, 5% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga x para cada 1,00 apostado

 

Onboard da pole de Sebastian Vettel em 2018

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