F1 – GP de Baku poderá ocorrer em julho de 2016

quarta-feira, 29 de abril de 2015 às 12:46

Baku

O mais novo GP da Fórmula 1 em Baku provavelmente será realizado em julho do próximo ano como parte de um calendário de 21 corridas a ser ainda considerado pelos chefes do esporte.

Uma significativa reorganização do calendário foi antecipada, com potenciais mudanças para a Malásia e Rússia e um aumento de corridas em sequência para criar espaço no meio do ano para o Azerbaijão.

Um anúncio dos organizadores do GP da Austrália de que a sua corrida terá lugar no dia 03 de abril, insinua um novo calendário condensado da F1 com mais eventos em sequência.

O site Autosport revelou na terça-feira que o plano atual é aproximar Melbourne do GP da China, previsto para 10 de abril.

Entende-se que a tradicional segunda corrida, a Malásia, poderia ocorrer muito mais tarde na temporada, por solicitação de Bernie Ecclestone, quando anunciou um novo acordo com Sepang até 2018 no início deste ano.

Uma possibilidade é a Malásia ser combinada com o GP de Cingapura para formar uma sequência dupla asiática que poderia impulsionar o interesse dos fãs no exterior por causa da atração de ver duas corridas em locais próximos.

Tal mudança forçaria um remanejamento de outros eventos no fim do calendário, com a Rússia, potencialmente, fazendo parte de uma sequência dupla com Bahrain após Austrália e China.

A corrida em Baku, que será chamada de GP da Europa, está prevista para ocorrer no meio da temporada.

A data de 17 de julho é a mais lógica para o Azerbaijão, com uma lacuna no calendário disponível se a Grã-Bretanha e Áustria, mais a Alemanha e a Hungria, fossem feitas em sequência.

Embora não haja nenhuma confirmação oficial sobre o calendário provisório, e mudanças sempre ocorrem antes que ele seja ratificado pela FIA em dezembro, o site Autosport montou um provável cronograma de 2016 com base em informações atuais:

Como o calendário de 2016 poderia ser

03 de abril – Austrália (Albert Park)
10 de abril – China (Xangai)
24 de abril – Bahrain (Sakhir)
01 de maio – Rússia (Sochi)
15 de maio – Espanha (Barcelona)
29 de maio – Mônaco (Monte Carlo)
12 de junho – Canadá (Montreal)
26 de junho – Grã-Bretanha (Silverstone)
03 de julho – Áustria (Red Bull Ring)
17 de julho – Europa (Baku)
31 de julho – Alemanha (Hockenheim)
07 de agosto – Hungria (Hungaroring)
28 de agosto – Bélgica (Spa)
04 de setembro – Itália (Monza)
18 de setembro – Singapura (Marina Bay)
25 de setembro – Malásia (Sepang)
09 de outubro – Japão (Suzuka)
23 de outubro – EUA (Austin)
30 de outubro – México (Cidade do México)
13 de novembro – Brasil (Interlagos)
27 de novembro – Abu Dhabi (Yas Marina)

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.