F1 – GP da Espanha deve moldar próximo capítulo da batalha pelo título

quarta-feira, 8 de maio de 2013 às 16:51

Ferrari vs Red Bull vs Mercedes

A F1 volta as pistas neste final de semana com o Grande Prêmio da Espanha, que será crucial para observar quais equipes estarão realmente na briga pelo título da temporada. Apesar da liderança da Red Bull no campeonato de construtores, e de Sebastian Vettel no mundial de pilotos, a luta pelo título está mais aberta do que nunca. Lotus, Ferrari e Mercedes têm muitas razões para estarem otimistas na briga com a equipe austríaca no restante da temporada, visto as performances de seus carros nas quatro primeiras corridas.

Mas a dor de cabeça da Red Bull não vem apenas dos rivais, já que a equipe parece não ter se dado bem com os novos pneus Pirelli, o que pode causar grandes dificuldades em algumas pistas da temporada. Christian Horner, chefe da equipe, admitiu que esta situação dos pneus está no topo da lista de “problemas a resolver” e que será chave para a disputa de um quarto título consecutivo.

“Nosso maior desafio será de desenvolver e entender um pouco melhor estes pneus,” falou Horner. “Temos um carro bom, um carro muito bom para falar a verdade mas, no momento, os pneus estão falando mais alto na F1. Estamos competindo de uma maneira diferente, porque é mais importante fazer os pneus durarem do que ser o mais rápido. Então precisamos nos adaptar, como aconteceu quando mudamos da Bridgestone para a Pirelli, do abastecimento para o não-abastecimento, difusores ou sem-difusores, etc, e tenho certeza que chegaremos lá. Mas pode ser que demore um pouco,” completou.

A Red Bull não é a única equipe que precisa se adaptar ao novos pneus. A Mercedes vem encontrando dificuldades em manter os pneus traseiros na temperatura ideal e a Lotus não consegue tirar o máximo de performance dos compostos em uma volta lançada. Para a Ferrari, o desafio é outro, já que a equipe parece ter encontrado um equilíbrio ideal entre classificação e corrida. Entretanto, depois de uma temporada de 2012 quando a Scuderia soubre aproveitar todas as chances que teve, em 2013 a equipe vem cometendo erros operacionais e sofrendo com problemas de confiabilidade.

Para a McLaren, que vem tendo um começo de ano fora dos padrões, o GP da Espanha será a oportunidade para trazer peças novas e tentar diminuir a diferença para a equipes que estão mais a frente. Mas com a disputa tão acirrada, e uma diferença ainda significativa entre classificação e corrida, existe uma grande possibilidade de que um décimo de segundo por volta possa separar um primeiro de um quarto lugar.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.