F1 – Futuro incerto para as equipes independentes

sexta-feira, 15 de maio de 2015 às 14:43

Force India e Sauber

Bob Fernley da Force India acredita que todas as equipes independentes da Fórmula 1 terão de reavaliar o seu modelo de negócio para sobreviver, após as decisões do Grupo de Estratégia na quinta-feira.

Embora não esteja declarado especificamente no comunicado de imprensa emitido pela FIA na sexta-feira, a ideia de carros de clientes irá agora ter precedência sobre quaisquer futuras propostas de redução de custos.

A última linha para os independentes, se querem continuar na F1, seria encontrar uma forma de gerir financeiramente os recursos à sua disposição e aceitar ser um cliente, ou optar por sair da categoria completamente.

A Ferrari, Mercedes, McLaren e Red Bull irão realizar estudos de viabilidade nas próximas duas semanas, que serão apresentados na próxima reunião do Grupo de Estratégia.

Em declarações ao site Autosport, Fernley disse: “Fundamentalmente, o que é absolutamente claro a partir de tudo isso, é que as zonas obscuras foram removidas, e que não haverão novas iniciativas de controle de custos”.

“Não haverá qualquer consideração para uma distribuição equitativa da renda e os motores não terão seus custos reduzidos”.

“Agora está absolutamente claro em termos do que estamos fazendo. Como uma equipe independente, teremos de olhar para o nosso modelo de negócio, como vamos sobreviver, o mesmo para a Sauber, Williams, Lotus e Manor”.

Caso as propostas das quatro equipes principais sejam aceitas pelo Grupo de Estratégia, elas irão para a próxima reunião da Comissão de F1 para aprovação, onde apenas o voto da maioria será exigido para a introdução dos carros de clientes a partir de 2017.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.