F1 – França 2018: Hamilton obtém vitória dominante

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton dominou o GP da França em seu retorno ao calendário da Fórmula 1 após 10 anos e retomou a liderança do campeonato depois que seu rival Sebastian Vettel bateu com Valtteri Bottas na primeira curva.

Hamilton chegou confortavelmente à frente de Max Verstappen (Red Bull) e agora possui uma vantagem de 14 pontos sobre Vettel, que terminou fora do pódio em quinto.

A primeira volta foi caótica. Vettel largou muito bem e se colocou ao lado de Bottas antes da curva 1, mas tirou o pé na linha interna, travou a roda dianteira esquerda e atingiu o finlandês da Mercedes.

Isso quebrou a asa dianteira de Vettel e furou o pneu traseiro esquerdo de Bottas. Ambos tiveram de retornar lentamente aos pits – Vettel tentou continuar disputando posições nas curvas 3 e 4, mas tocou de leve em Romain Grosjean. O piloto da Haas não sofreu maiores consequências.

Na mesma curva, Pierre Gasly (Toro Rosso) perdeu o controle e atingiu a Force India de Esteban Ocon, eliminando ambos de seu GP em casa na primeira volta e provocando a entrada do safety car.

A relargada ocorreu na quinta passagem e Hamilton começou a abrir uma boa vantagem imediatamente. Verstappen ficou tranquilo em segundo, já que seu companheiro Daniel Ricciardo demorou algumas voltas para recuperar a terceira colocação de Carlos Sainz.

O espanhol da Renault também foi ultrapassado por Kimi Raikkonen, que vinha se recuperando de um passeio pela área de escape a fim de evitar a confusão na primeira curva. Ele se manteve em quinto por mais algum tempo antes de Vettel, que havia colocado pneus macios e escalava o pelotão, entrar novamente nos cinco primeiros.

O ritmo forte de Vettel com pneus novos o deixou brevemente em uma posição de pódio quando Ricciardo e Verstappen pararam na metade da prova, mas com sua borracha perdendo rendimento e uma punição de cinco segundos pela colisão com Bottas, ele se tornou presa fácil.

Após meia dúzia de voltas, Ricciardo, com pneus macios, retomou o lugar no pódio com uma ultrapassagem nas curvas 10 e 11, e Raikkonen usou seus supermacios novos para deixar seu companheiro de equipe para trás seis voltas mais tarde.

Raikkonen usou sua vantagem de pneus para se aproximar de Ricciardo quando restavam sete voltas, atacando sem sucesso nas curvas 1 e 3. Ele finalmente ultrapassou a Red Bull na chicane da reta oposta e garantiu o último degrau do pódio.

Ricciardo terminou meio minuto à frente de Vettel, que enfrentava dificuldades com os pneus, mas ganhou um pit-stop livre quando a Mercedes chamou Bottas por razões desconhecidas. O finlandês perdeu colocações, mas subiu para sétimo, com Kevin Magnussen (Haas) resistindo à pressão no final para assegurar o sexto lugar.

Ambos passaram Sainz nas últimas voltas, pois o espanhol relatou uma perda de potência. Ele ainda conseguiu se segurar em oitavo, um lugar à frente de seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg na casa da Renault.

Charles Leclerc (Sauber), a grande estrela da classificação, completou a zona de pontuação, tendo andado entre os seis primeiros depois do caos na primeira volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton MERCEDES 53 1h30m11.385s
2 Max Verstappen RED BULL RACING 53 7.090s
3 Kimi Raikkonen FERRARI 53 25.888s
4 Daniel Ricciardo RED BULL RACING 53 34.736s
5 Sebastian Vettel FERRARI 53 1m01.935s
6 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 53 1m19.364s
7 Valtteri Bottas MERCEDES 53 1m20.632s
8 Carlos Sainz RENAULT 53 1m27.184s
9 Nico Hulkenberg RENAULT 53 1m31.989s
10 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 53 1m33.873s
11 Romain Grosjean HAAS FERRARI 52 1 volta
12 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 52 1 volta
13 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 52 1 volta
14 Brendon Hartley TORO ROSSO HONDA 52 1 volta
15 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 52 1 volta
16 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 50 abandono
17 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 48 abandono
18 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 27 abandono
19 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 0 abandono
20 Pierre Gasly TORO ROSSO HONDA 0 abandono

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.