F1 – Force India: Tratamento preferencial para a nova inscrição foi justa

terça-feira, 28 de agosto de 2018 às 12:07

Esteban Ocon da Force India

A Force India defendeu a controvertida decisão de permitir que ela receba imediatamente o prêmio da Fórmula 1 com a sua ‘nova’ inscrição.

Inicialmente, era esperado que, enquanto a Force India pudesse manter sua renda histórica de direitos comerciais, teria que esperar por novos ganhos da ‘Coluna 1’ para os resultados atuais.

Subsequentemente, emergiu que o plano é continuar a ter todas as receitas como antes, embora tal movimento ainda exija aprovação de outras equipes.

A Force India teve que renunciar aos pontos que havia conquistado antes da sua aquisição e começar de novo a partir da parte inferior da tabela, mas já está de volta ao nono lugar no campeonato de construtores após os resultados do GP da Bélgica.

O apoio unânime à questão da ‘Coluna 1’ ainda não foi divulgado, com Haas, em particular, buscando esclarecimentos sobre o motivo de ter perdido dezenas de milhões de dólares de renda ao ter que esperar dois anos pelos seus primeiros pagamentos após sua inscrição em 2016.

O chefe da equipe da Force India, Otmar Szafnauer, disse que ele entendeu as frustrações das rivais, mas acha correto que a F1 trate sua equipe de forma diferente.

“Eu entendo porque um novo competidor precisa terminar entre os 10 primeiros por dois anos seguidos, para começar a receber a ‘Coluna 1’”, disse ele à Autosport.

“No passado, quando as equipes entravam, não tinham realmente os recursos para entrar e depois ficavam um pouco e saíam, e Bernie [Ecclestone] não queria isso”.

“Ele queria 10 equipes sólidas. Então, Bernie pensou, ‘Certo, se você pode sobreviver por dois anos sem meu dinheiro, então no terceiro ano quando você recebe, então não há dúvida de que você pode sobreviver’. Este foi o motivo para os novos participantes”.

“Esta equipe tem corrido por mais de 25 anos [desde a Jordan em 1991, Midland em 2006, Spyker em 2007 e Force India a partir de 2008]. Não é um novo participante. Não há dúvida de sua sobrevivência daqui para frente”.

“Então, pouco disso realmente não se aplica. Sem mencionar que 25 anos atrás, quando entrou, provavelmente tinha que fazer isso. Então, por que fazer isso duas vezes?”

Perguntado se ele estava preocupado com os privilégios da Force India poderia estabelecer um precedente controverso, Szafnauer disse: “Eu não penso assim. Isso aconteceu uma vez em nossa vida”.

“Não é como no próximo ano a mesma coisa possa acontecer”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP da Itália da Formula 1!

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.