F1 – Force India relata problemas de “fluxo de caixa”, em meio a crise das equipes menores

domingo, 1 de março de 2015 às 9:45

Force India VJM08

Duas semanas antes da temporada 2015 começar, a boa forma do grid da Fórmula 1 permanece obscura. E não apenas pelo fato da presença da Manor em Melbourne ainda não estar confirmada.

A Force India, por exemplo, colocou seu carro novo em funcionamento apenas na última parte da pré-temporada, depois de meses de rumores de problemas financeiros e com fornecedores. “Tivemos problemas de fluxo de caixa, não há dúvida sobre isso”, afirmou o vice-chefe Bob Fernley. “É difícil para todas as equipes independentes”.

De fato, rumores no paddock de Barcelona nesta semana sugerem que apenas cinco ou seis equipes podem realmente se manter vivas por todo o ano. Em meio a esse cenário, Bernie Ecclestone se reuniu recentemente em Londres com dirigentes de Lotus, Force India e Sauber, de acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport. Eles teriam advertido o chefe-executivo da F1 de que, como pior cenário, as equipes poderiam até não correr em Melbourne, devido a uma “crise de fluxo de caixa”.

“Os meses de novembro, dezembro e janeiro são os piores, pois durante esta fase de concepção e produção você gasta 43% de seu orçamento com nada vindo de fora”, explicou o dono da Lotus, Gerard Lopez.

Isso é precisamente o que aconteceu à Force India: alguns de seus fornecedores cruciais de repente começaram a exigir pagamentos antecipados. Uma voz da equipe baseada Silverstone declarou: “A partir de abril não temos nenhum problema, como o dinheiro começa a fluir novamente. De qualquer forma, vamos estar no início, em Melbourne”.

Enquanto isso, a revista Speed ​​Week relata que em Barcelona, ​​no sábado, representantes das fabricantes de motores Mercedes, Ferrari, Renault e Honda se reuniram para discutir 2017. Na reunião, um retorno aos motores V8 foi descartado, propostas foram discutidas mas nenhuma decisão foi tomada.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.