F1 – Force India pronta para liberar seus pilotos

Esteban Ocon e Sergio Perez

Tendo aprendido suas lições a partir de 2017, Sergio Perez e Esteban Ocon, da Force India, poderão competir um contra o outro quando a temporada começar em Melbourne em março.

A equipe baseada em Silverstone foi forçada a colocar os dois pilotos sob ordens rígidas na última parte do ano passado, após uma série de encontros em pista que impactaram os resultados da equipe.

Depois de uma rivalidade feroz no Canadá, Perez e Ocon estavam em beligerância em Baku, mas as coisas realmente chegaram ao topo em Spa quando a dupla perigosamente fez contato duas vezes durante a corrida, com Ocon afirmando que seu companheiro de equipe o “tentou matar”.

A Force India baixou o fogo de ambos os pilotos e implementou regras claras de conduta em Monza, mas o COO Otmar Szafnauer acredita que a lição já foi aprendida.

“Os pilotos têm uma melhor compreensão e amadureceram o suficiente para que eles saibam e nós sabemos como se comportar”, disse Szafnauer à Autosport.

“Então, no próximo ano, deverá ser muito melhor”.

Szafnauer admite que ele não é adepto de ordens de equipe, mas com um quarto lugar na classificação dos construtores em disputa no ano passado, a decisão foi necessária.

“É engraçado porque você é criticado se você faz e se você não faz”, disse Szafnauer. “Alguns dos meios de comunicação foram críticos, pois diziam ‘você deveria ter feito isso antes’. Estávamos deixando-os correr e, quando interferimos, a mídia estava dizendo ‘oh, eles não podem correr mais'”.

“Olhando para trás, conseguimos o equilíbrio no ponto certo? Provavelmente, já que temos o quarto lugar [no campeonato de construtores]”.

“No momento em que pensei que poderíamos perder, porque os pilotos geralmente estavam colidindo e estávamos perdendo pontos”.

“Em Baku, perdemos algo como 33 pontos e naquele momento era muito cedo na temporada que não sabia ou poderia prever que seria o quarto colocado”.

“Agora, se você olhar para trás, você pode dizer que atingimos o equilíbrio no ponto certo quando os deixamos correr e, depois de Spa, dissemos ‘não mais'”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.