F1 – Force India é multada por roda voadora de Perez

sábado, 23 de junho de 2018 às 10:21

Sergio Perez

A Force India foi multada em 15 mil euros pelo erro que levou Sergio Perez a perder uma roda durante o segundo treino livre para o GP da França, ontem. A equipe também recebeu uma multa suspensa de 85 mil euros, suspensa por 12 meses, desde que não cometa uma ofensa similar nesse período.

Os comissários disseram que o incidente foi “muito sério e potencialmente perigoso porque envolveu uma roda saindo do carro em alta velocidade”. O delegado técnico da FIA, Jo Bauer, revisou sua avaliação original do que causou o rompimento da roda.

Ontem, Bauer disse que parecia que detritos haviam feito a roda se soltar de sua porca. No entanto, o relatório divulgado hoje pelos comissários observou que “o delegado técnico da FIA revisou seu relatório original sobre a possível causa do incidente”.

Bauer “confirmou a evidência da equipe para os comissários de que o problema não foi causado por montagem incorreta ou incompleta da roda, mas sim por uma falha de montagem envolvendo um suporte pobre de três parafusos de retenção na placa de retenção”, disseram os comissários.

“Os comissários estão convencidos de que o operador da pistola de rodas não cometeu nenhum erro na instalação da roda, que a linha de testemunha era visível e que sua verificação manual da segurança da roda era satisfatória”, prosseguiram.

“Da mesma forma, os comissários estão certos de que nem a equipe nem o piloto tinham qualquer aviso de que algo estava errado, até que o incidente ocorresse. Portanto, não seria razoável inferir que a equipe não tomou “ação apropriada” para parar o carro porque não tinha como saber o problema”, explicaram.

“De acordo e consistente com as decisões anteriores deste ano, os comissários decidiram que a penalidade de lugares no grid que ‘pode’ ser imposta sob o artigo acima, não seria aplicada”, concluíram.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.