F1 – FIA vai continuar monitorando a Ferrari no Canadá

segunda-feira, 28 de maio de 2018 às 12:31

Ferrari

A FIA diz que está satisfeita que a unidade de potência da Ferrari atende as regras, mas confirmou que terá mais sistemas para monitorá-la mais de perto da próxima corrida.

O diretor de prova Charlie Whiting disse que a equipe provou à FIA que sua unidade de potência está em conformidade depois de monitorá-la durante o treino de quinta-feira em Mônaco. No entanto, o método usado para verificar isso foi complicado e a FIA quer um sistema mais simples para o GP do Canadá.

“Seu dever é nos satisfazer que o carro esteja em conformidade”, disse Whiting depois da corrida de domingo. “Mas eles estavam achando difícil nos satisfazer”.

“No momento em que chegamos aqui, olhando para as mudanças nos dados e no software que haviam sido implementados, ficou mais claro exatamente onde estávamos e, após o primeiro dia de execução, pudemos dizer que estamos satisfeitos e que entendemos tudo agora”.

A Ferrari demonstrou a legalidade de seu design “por meio de uma rotina complexa”, explicou Whiting. “Mas não queremos ter que passar por isso o tempo todo para garantir que as medidas adicionais sejam feitas”.

A FIA acrescentará “monitoramento adicional para o Canadá”, disse ele, e outros sensores poderão ser adicionados para melhorar o monitoramento no ano que vem.

“Mas o que teremos para o Canadá será um sistema melhor que nos ajudará a fazer as coisas muito mais rápido do que o necessário”, disse Whiting. “Levaremos algumas corridas para chegar ao fundo disso”.

A disputa sobre a legalidade da unidade de energia da Ferrari diz respeito ao design de sua bateria. O novo sistema de monitoramento permitirá que a FIA verifique exatamente qual é a diferença entre as duas metades da bateria.

“Esse é o cerne da questão porque outros sistemas tratam sua bateria como uma só. Com a Ferrari, é uma bateria, mas eles tratam isso como duas”.

A FIA começou a investigar a bateria da Ferrari depois que uma consulta foi levantada pelo diretor técnico da Mercedes, James Allison, após a chegada do designer de motores Lorenzo Sassi, que se juntou à equipe vindo da Ferrari no início deste ano. Allison abordou Whiting sobre o design da Ferrari antes do GP do Azerbaijão.

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