F1 – FIA vai apresentar planos de proteção do cockpit nesta semana

terça-feira, 26 de janeiro de 2016 às 10:24
"Halo" de proteção proposto pela Mercedes

“Halo” de proteção proposto pela Mercedes

A FIA vai apresentar sua solução preferida para a proteção do cockpit na Fórmula 1 em uma reunião dos diretores técnicos na sexta-feira, relatou o site Autosport.

Três designs diferentes que foram propostos há algum tempo foram testados novamente na semana passada, com o “halo” da Mercedes agora emergindo como o favorito.

A meta da FIA é introduzir o dispositivo na próxima temporada, mas ainda há vários obstáculos a serem superados. Uma das preocupações neste estágio é que o “halo” não absorve energia. Portanto, ele precisa ser forte o suficiente para resistir ao impacto de uma roda, por exemplo.

Sabe-se que os pilotos aprovam o design, mas uma dificuldade da perspectiva deles é que, apesar da visibilidade normal para frente ficar relativamente livre, olhar para cima – como na Eau Rouge de Spa ou na curva 1 de Austin – pode ser mais problemático.

Entretanto, a FIA está determinada a finalmente implementar alguma forma de dispositivo depois dos vários incidentes que ocorreram nos últimos anos.

O “halo” poderia não ter impedido as mortes de Jules Bianchi e Dan Wheldon, mas em relação aos acidentes que tiraram a vida de Justin Wilson e Henry Surtees, tal solução provavelmente teria sido benéfica.

Ao contrário de um cockpit totalmente fechado, que foi analisado no passado, o “halo” também permite uma retirada relativamente simples do piloto no caso de um acidente.

O assunto será discutido na sexta-feira, e os chefes técnicos posteriormente irão avaliar como implementá-lo em um carro atual.

Duas áreas de design importantes estão relacionadas a como o “halo” ficaria fixado no carro: se haveria uma articulação em certo ponto e quais reforços seriam necessários no chassi.

Um conceito universal seria mais prático do ponto de vista da FIA, mas a federação aceita que cada equipe poderia preferir ter liberdade de design, o que obrigaria cada um a ser testado independentemente.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.