F1 – FIA trabalha para tornar o VSC “à prova de balas”

segunda-feira, 18 de junho de 2018 às 12:09

Fórmula 1

A FIA está trabalhando para o procedimento do Virtual Safety Car da Fórmula 1, após reclamações de que os pilotos poderiam enganar o sistema.

No VSC da F1, os pilotos devem reduzir sua velocidade e permanecer acima do tempo mínimo estabelecido pela FIA, sem dirigir desnecessariamente devagar, erraticamente ou de maneira que possa ser considerada potencialmente perigosa.

Após o GP da Espanha do mês passado, Sebastian Vettel sugeriu que os pilotos pudessem manipular o sistema VSC, tomando diferentes linhas através das curvas, a fim de ir mais rápido do que deveria ser capaz.

O diretor da FIA, Charlie Whiting, inicialmente negou que o sistema VSC pudesse ser enganado, mas disse que agora entende as preocupações do piloto da Ferrari depois de receber novos dados.

“É o cálculo que o sistema faz quando olha para a velocidade do carro a cada 50 metros tendo por base a distância na linha de tempo. Então, se você puder encurtar isso, você pode ganhar uma pequena fração”, explicou Whiting.

“A maneira como calculamos isso com nossos caras de software é que você pode ganhar cerca de 150 milissegundos por volta e na Fórmula 1 isso vale a pena”.

“Mas essa é a extensão disso, até onde me foi explicado por nosso pessoal de software. Podemos corrigi-lo e torná-lo um pouco mais à prova de balas”.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.