F1 – FIA reforça restrições contra queima de óleo na classificação

quinta-feira, 3 de maio de 2018 às 9:28

Classificação em Baku

A FIA introduziu restrições adicionais contra a melhoria de performance via queima de óleo proibindo expressamente que as equipes reabasteçam os sistemas de óleo durante a classificação.

A queima de óleo continuou sendo um assunto polêmico no paddock, apesar dos esforços da federação para acabar com a prática limitando os níveis de consumo.

A intenção do mais recente esclarecimento é permitir que o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, e sua equipe monitorem adequadamente o consumo de óleo durante a sessão onde as equipes têm mais a ganhar forçando as regras ao limite e melhorando a performance, principalmente nas voltas decisivas da Q3.

Agora, a FIA deixou claro que as equipes não podem adicionar ou transferir óleo de um tanque auxiliar para nenhuma parte do sistema de lubrificação durante a classificação.

Isso levanta a suspeita óbvia de que algumas equipes podem estar fazendo isso para encobrir o consumo mais alto, mas fontes sugerem que é mais uma medida preventiva da FIA para impedir que isso aconteça.

Em uma diretriz técnica, Nikolas Tombazis, chefe técnico dos monopostos da FIA, disse às equipes: “Após numerosas discussões sobre o assunto, nós desejamos esclarecer que, a fim de permitir que a FIA monitore o consumo de óleo durante a classificação de modo preciso e oportuno, nenhuma quantia de óleo pode ser adicionada ao carro e nenhum tanque de óleo auxiliar pode ser ativado, ou seja, não pode haver transferência de óleo entre um tanque auxiliar e alguma parte do sistema de lubrificação do motor”.

“No entanto, exceções para o que foi descrito acima podem ser concedidas em ocasiões específicas depois de uma solicitação da equipe em questão, e tal exceção será feita inteiramente a critério do delegado técnico da FIA”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.