F1 – FIA reforça igualdade dos motores para equipes clientes

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018 às 10:11

Williams e Mercedes

A FIA tomou uma atitude para acabar com as dúvidas a respeito da paridade de performance dos motores entre as equipes clientes e suas fornecedoras.

Foi divulgada uma nova instrução insistindo que todos os motores de uma fabricante sejam capazes de operar da mesma maneira.

As regras já garantem que todas as unidades de potência sejam fisicamente idênticas usando um sistema de dossiê sob o apêndice 4 do regulamento esportivo da FIA.

Entretanto, a federação suspeitava que as equipes de fábrica poderiam usar modos – na classificação, por exemplo – que talvez não fossem acessíveis para suas clientes.

Em uma diretriz técnica enviada às equipes no mês passado, a FIA notou que o propósito do apêndice 4 e do sistema de dossiê é “assegurar que todas as unidades de potência fornecidas por uma fabricante sejam idênticas em todos os aspectos, mas temos boas razões para acreditar que pode não ser o caso”.

“Apesar dos dossiês de cada equipe poderem ser idênticos, parece que alguns estão sendo operados de modo diferente de outros sendo fornecidos pela mesma fabricante”.

“Portanto, nossa visão é que todas as unidades de potência fornecidas por uma fabricante devem ser idênticas, não só em termos da igualdade dos dossiês de cada equipe, mas também sentimos que eles devem ser operados da mesma maneira”.

“Com isso em mente, esperamos que todas as unidades de potência fornecidas pela mesma fabricante sejam:

I) Idênticas de acordo com o dossiê de cada equipe. E a menos que uma equipe nos informe que recusou um dos itens seguintes, elas devem ser:

II) Usadas com software idêntico e capazes de operar precisamente do mesmo modo.

III) Usadas com especificações idênticas de óleo e combustível”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.