F1 – FIA quer tornar câmeras onboard obrigatórias nos testes

terça-feira, 3 de março de 2015 às 9:51

Batida de Fernando Alonso em Barcelona

A Fórmula 1 deverá resolver o que uma publicação insiste que é uma “falha” óbvia no regulamento atual.

O artigo 27.2 das regras afirma que os carros precisam estar equipados com uma caixa preta o tempo todo a fim de registrar dados “relevantes para um acidente ou incidente”.

“Em qualquer momento após um acidente ou incidente, as equipes devem deixar o gravador de dados disponível e acessível para a FIA”, exige o regulamento.

No caso da batida ainda misteriosa de Fernando Alonso nos testes de Barcelona, apenas esses dados podem estar sendo insuficientes.

A McLaren argumenta que uma forte rajada de vento tirou o espanhol da pista, mas fortes rumores no paddock continuam sugerindo que Alonso perdeu a consciência antes de bater no muro.

Certamente, os dados do impacto sugerem que Alonso – cujo capacete supostamente não sofreu nenhum dano – não atingiu o muro com tanta violência. O carro registrou um impacto significativo de 30 G, mas o acelerômetro no ouvido do piloto mostrou um número cerca de duas vezes menor.

O correspondente alemão Ralf Bach alegou em seu blog F1-insider.com que os rumores de uma eletrocução estão persistindo. Ele disse que vítimas de choque elétrico frequentemente ficam confusas e sofrem perda de memória, acrescentando que, após a batida, Alonso pensou que ainda era um piloto da Ferrari.

E Bach revelou que Mercedes e Renault têm cinco dispositivos de segurança contra a eletrocução dos pilotos, enquanto a nova unidade de potência da Honda possui apenas três. Um choque elétrico, acrescentou ele, também não pode ser visto na telemetria.

Portanto, a Autosprint da Itália relatou que a FIA agora quer tornar o uso das câmeras onboard obrigatório não só nos GPs, mas também durante os testes. A mudança para 2016 precisaria ser aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.