F1 – FIA pode reconsiderar as regras de motores se diferença não cair

sábado, 14 de maio de 2016 às 11:12
FIA

FIA

A FIA pode pedir ao Grupo de Estratégia da F1 para repensar as regras de motores da categoria se a diferença de desempenho entre as fabricantes não diminuir suficientemente até o início de 2017.

A convergência entre os motores atuais é uma das quatro áreas abordadas por um recente acordo entre as fabricantes sobre futuras regras. A FIA pretende diminuir a lacuna entre os motores existentes após o domínio de a Mercedes continuar em uma terceira temporada neste ano. O corpo diretivo tem como alvo a convergência de desempenho de modo que nenhum motor tenha uma vantagem de mais de três décimos de segundo numa volta no Circuito da Catalunha.

O chefe de motores da FIA Fabrice Lom, explicou o processo que a entidade vai fazer no início da próxima temporada para decidir se a diferença está ou não pequena o suficiente. A FIA vai esperar até a data limite para a ratificação das regras (30 de abril em 2016 e 28 de fevereiro em 2017) antes de decidir se alguma ação precisa ser tomada para corrigir a diferença entre as unidades de potência.

A diferença não será avaliada por tempo de volta ou potência, mas com um índice de desempenho acertado pelas fabricantes.

Com a Mercedes provavelmente sendo o ponto de referência para qualquer convergência de potência, Lom admite que a FIA será impotente para impedir que a equipe alemã esconda o jogo – em outras palavras, diminuindo o desempenho e, em seguida, o liberando mais após o prazo terminar.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.