F1 – FIA mostra nova proposta de proteção do cockpit aos pilotos

Conceito aeroscreen da Red Bull

Conceito aeroscreen da Red Bull

A FIA mostrou aos pilotos de Fórmula 1 uma ideia alternativa para a proteção do cockpit – chamada “escudo” – enquanto a decisão a respeito da introdução do halo em 2018 se aproxima.

Durante a reunião dos pilotos de sexta-feira à noite na China, a FIA apresentou uma solução alternativa estilo cobertura que poderá ser introduzida no futuro.

Apesar de ser apenas um esboço e ainda não ter sido testado extensivamente, entende-se que o conceito possui uma tela que se estende bem mais para frente no bico do que o halo ou o aeroscreen.

Acredita-se que a solução é mais esteticamente agradável, mas não oferece os mesmos níveis de proteção do halo. A FIA usou a reunião para saber se a ideia seria aprovada pelos pilotos, mas as opiniões se dividiram.

Kevin Magnussen, da Haas, declarou: “Eu não sei. Não me importo de não ter nada, estou feliz assim. Acho que a visibilidade será um grande problema, pelo menos no molhado”.

“No Brasil no ano passado, não conseguimos enxergar nada sem nenhuma proteção, portanto tenho certeza que não haverá visibilidade com a tela em uma situação como aquela”.

“Talvez seja aceitável no seco, mas as coisas podem ficar complicadas com água na tela. Vamos ver o que eles conseguem fazer”.

Daniil Kvyat, da Toro Rosso, disse: “Não é exatamente o halo, é até mesmo um pouco pior porque não podemos ver nada. Vai ficar sujo. Eu não acredito nesse projeto”.

Romain Grosjean acrescentou: “Há duas opiniões bastante diferentes (entre os pilotos) – alguns querem o halo o quanto antes e outros não querem nada”.

“Eu sou contra o escudo, o halo ou o aeroscreen. A F1 está novamente onde deveria estar agora, com carros agressivos, e não quero colocar nada que poderia destruir o que acabamos de construir”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.