F1 – FIA esclarece suspeita da Red Bull sobre o motor Ferrari

domingo, 3 de novembro de 2019 às 3:46

UP Ferrari 2019

A FIA respondeu a uma solicitação de esclarecimento da Red Bull sobre uma ideia de como aumentar a potência da UP, confirmando que esse conceito seria ilegal.

A investigação ocorreu em meio a especulações contínuas sobre como a Ferrari encontrou um desempenho em reta tão bom nesta temporada.

As equipes que têm suspeitas sobre o que um rival está fazendo, normalmente escrevem para a FIA perguntando se aquele sistema teórico é legal, a fim de desencadear um esclarecimento.

Como é costume, a correspondência com a Red Bull foi emitida na forma de uma Diretiva Técnica, para que todas as equipes estejam cientes da opinião da FIA.

O inquérito da Red Bull, enviado pelo engenheiro-chefe da equipe Paul Monaghan em 22 de outubro, estava relacionado à “filtragem de sinal FFM (medidor de fluxo de combustível)”.

Em termos simples, o fluxo de combustível é medido apenas em intervalos, e a investigação da Red Bull descreveu possíveis sistemas que podem atender aos requisitos legais nesses pontos de medição e ainda assim, fornecem maior fluxo de combustível e, portanto, melhor desempenho nos intervalos dessas medições.

A resposta do chefe de assuntos técnicos de monopostos Nikolas Tombazis deixou claro que três cenários descritos pela Red Bull não seriam legais.

Em sua resposta, Tombazis citou as seguintes partes do regulamento técnico da FIA:

5.10.3: Todos os carros devem estar equipados com um único sensor de fluxo de combustível, totalmente dentro do tanque de combustível, que é fabricado pelo fornecedor designado pela FIA, com uma especificação determinada pela FIA. Este sensor pode ser usado apenas conforme especificado pela FIA. Além disso, todo o combustível entregue à unidade de potência deve passar por esse sensor homologado e despejado nas câmaras de combustão pelos injetores de combustível descritos no artigo 5.10.2.

5.10.5: Qualquer dispositivo, sistema ou procedimento cujo objetivo e / ou efeito seja aumentar a vazão ou armazenar e reciclar combustível após o ponto de medição é proibido.

Helmut Marko, da Red Bull, deixou claro que a equipe tem dúvidas sobre o que a Ferrari está fazendo. O chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, disse que agradece qualquer esclarecimento.

A Red Bull ou outras equipes ainda podem enviar mais perguntas à FIA sobre outras áreas da unidade de potência, enquanto continuam buscando respostas para o desempenho da Ferrari.

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AS - www.autoracing.com.br

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