F1 – FIA e chefes de equipes cancelam totalmente a proibição de rádio

quinta-feira, 28 de julho de 2016 às 15:24
Proibição do rádio

Proibição do rádio

A proibição de rádio introduzida no início da temporada de 2016 está cancelada antes do GP da Alemanha, após a reunião do Grupo de Estratégia da F1 na quinta-feira, em Genebra.

A FIA introduziu a proibição em uma tentativa de garantir que um piloto conduza o carro “sozinho e sem ajuda”, mas a regra ficou sob fogo cerrado depois que Nico Rosberg foi rebaixado do segundo para o terceiro lugar pelos comissários na Grã-Bretanha, depois de receber uma instrução para salvar a sua caixa de marchas.

Uma corrida depois na Hungria, Jenson Button, da McLaren, foi penalizado com um drive-through após a sua equipe lhe dar informações sobre os freios.

Na quinta-feira, os seis chefes das principais equipes se reuniram com Bernie Ecclestone e com o presidente da FIA, Jean Todt, para discutir o assunto, com a FIA concordando com mensagens de rádio sem restrições durante a corrida, apenas com a volta de formação e a largada da corrida sem nenhuma comunicação de rádio.

“A pedido das Equipes e do Detentor dos Direitos Comerciais, a FIA concordou em adotar uma abordagem mais liberal na interpretação do artigo 27.1 (que um piloto deve conduzir o carro sozinho e sem ajuda)”, dizia um comunicado.

“Com a exceção do período entre a volta de formação e a largada da corrida, não haverá limitações de mensagens que as equipes enviem para os seus pilotos por rádio ou placas do pitwall”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.